PARCERIA

ICEA e ITA firmam parceria para desenvolvimento de projetos de pesquisa

A parceria formaliza a união dos esforços realizados pelo ITA e pelo ICEA para o progresso do Brasil nas áreas de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados e Aeronaves Remotamente Pilotadas
Publicada em: 12/01/2022 08:30
Imprimir
Fonte: ASCOM DECEA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) assinaram, no dia 05/01, três planos de trabalho com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Os documentos foram assinados pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, e pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

A parceria formaliza a união dos esforços realizados pelo ITA e pelo ICEA para o progresso do Brasil nas áreas de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados e Aeronaves Remotamente Pilotadas, garantindo assim, o acesso de todos os usuários a um espaço aéreo cada vez mais moderno. O evento é um marco histórico no contexto da pesquisa científica aplicada ao gerenciamento de Tráfego Aéreo.

Dentre os projetos que devem ser desenvolvidos a partir desta cooperação está a criação de uma ferramenta para o monitoramento de desempenho do fluxo de tráfego através de indicadores, utilizando técnicas de Mineração de Dados, para suportar as necessidades gerenciais do DECEA na gestão do tráfego aéreo baseada em desempenho. Esse trabalho permite uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos disponíveis para a navegação aérea, apresentando, de forma clara, as oportunidades e desafios existentes na estrutura do espaço aéreo brasileiro.

Esses trabalhos serão relevantes para o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com impactos na segurança do tráfego aéreo, na eficiência dos processos e na redução de custos para a sociedade brasileira.

Fotos: ICEA