TREINAMENTO

Esquadrão Falcão realiza treinamento com a Defesa Civil de Parnamirim (RN)

A atuação da aeronave H-36 Caracal e do Esquadrão Falcão em missões de ajuda humanitária e de calamidade pública contribuiu para o adestramento de pessoal civil
Publicada em: 03/01/2022 14:28
Imprimir
Fonte: BANT, por Sargento Marcella
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Esquadrão Falcão) realizou, no dia 21 de dezembro, um treinamento com a Defesa Civil do município de Parnamirim (RN). Na atividade, foram ministradas instruções teóricas e práticas, visando a apresentação das características técnicas da aeronave H-36 Caracal e da forma de abordagem da aeronave em solo, em operação normal ou de emergência.

A atuação da aeronave H-36 Caracal e do Esquadrão Falcão em missões de ajuda humanitária e calamidade pública contribuiu para o adestramento de pessoal civil. Segundo o Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, a interação entre os Esquadrões de resgate do Comando da Aeronáutica e a Defesa Civil é muito importante para a troca de informações. "O conhecimento compartilhado amplia as possibilidades de atuação e reduz o tempo de resposta em caso de necessidade de emprego”, pontuou.

Durante o treinamento, os profissionais de Defesa Civil puderam conhecer as atividades realizadas pelo Esquadrão, além de adquirir noções de segurança operacional. “A oportunidade de participar de um treinamento com um Esquadrão de resgate da FAB é muito importante para os profissionais da Defesa Civil, pois trata-se de uma aeronave que pode ser utilizada a qualquer momento, em casos de calamidade pública, como ocorreu em Brumadinho, em 2019, e, mais recentemente, no apoio às enchentes no sul da Bahia", observou o Coordenador de Defesa Civil do Município de Parnamirim, George Bezerra da Cunha.

A aeronave H-36 Caracal do Esquadrão Falcão vem sendo empregada na Bahia desde o dia 11/12.

Fotos: Esquadrão Falcão