ENSINO E PESQUISA

BIBLIENS passa a contar com TCC da ECEMAR de 2021

Com um acervo de 63.382 títulos e 71.149 exemplares, a Rede de Bibliotecas do Ensino constitui um dos principais elos da Rede de Bibliotecas Integradas da Aeronáutica (Rede BIA)
Publicada em: 20/12/2021 16:26
Imprimir
Fonte: DIRENS
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Oliveira Lima

A Diretoria de Ensino (DIRENS), comprometida em oferecer um ensino de qualidade ao efetivo do Comando da Aeronáutica (COMAER), instituiu em 2017 a Rede de Bibliotecas do Ensino (Rede BIBLIENS), por meio da Portaria DIRENS nº 344/DTE, de 21 de setembro de 2017. Com um acervo de 63.382 títulos e 71.149 exemplares, a Rede BIBLIENS constitui um dos principais elos da Rede de Bibliotecas Integradas da Aeronáutica (Rede BIA).

A Rede BIA é composta, ainda, pelas bibliotecas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), da Diretoria de Ensino (DIRENS), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), do Museu Aeroespacial, (MUSAL), do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) e do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

A relevância dos acervos das bibliotecas é evidenciada pela vultuosidade e pela diversidade de livros, teses, dissertações, periódicos, obras de referência, normas técnicas e multimeios. O catálogo online pode ser acessado por intermédio do site da Rede BIBLIENS  e pela intraer. Nele, o usuário tem acesso ao acervo bibliográfico da Universidade da Força Aérea (UNIFA), da Academia da Força Aérea (AFA), da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), podendo, inclusive, fazer o download dos trabalhos de conclusão dos cursos da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e da AFA.

Uma novidade é que, a partir desta segunda-feira (20/12), os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Curso de Comando e Estado-Maior do ano 2021 já encontram-se disponíveis na plataforma e podem ser acessados por meio catálogo online da Rede BIBLIENS.

Além de proporcionar uma maior integração entre as bibliotecas da Rede, entre os alunos e os professores, a Rede BIBLIENS permite às bibliotecas exercer, com maior eficiência, a sua função educativa como núcleo da aprendizagem e como ferramenta de auxílio na produção e disseminação do conhecimento, possibilitando ao aluno a busca da informação nos conteúdos disponibilizados, de forma dinâmica e rápida, em qualquer lugar que se encontre.

O Coronel Aviador Flavio Neri Hadmann Jasper, do efetivo da DIRENS, comentou sobre as possibilidades de estudo que a BIBLIENS oferece. "Como pesquisador e professor do curso de pós-graduação da UNIFA, necessito consultar obras e documentos para ministrar as aulas e prover orientação para os alunos sobre quais obras e documentos devem utilizar para elaborar suas teses e dissertações. A possibilidade de acesso universal e de forma remota é um grande avanço que contribui sobremaneira para o conhecimento e sua divulgação", concluiu.