INSTITUCIONAL

Força Aérea Brasileira (FAB) recebe quatro aeronaves F-39 Gripen, na Suécia

Tenente-Brigadeiro Baptista Junior recebeu os F-39 Gripen na sede da Saab
Publicada em: 24/11/2021 22:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, desembarcou nesta quarta-feira, 24 de novembro, em Linköping, na Suécia. O Oficial-General recebeu as quatro primeiras aeronaves F-39 Gripen, entregues pela Saab, e que serão o principal vetor da defesa aérea do País. Na oportunidade, aconteceu também o voo do F-39E, designação da aeronave Gripen monoposto na FAB.

Participaram do evento o Embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antônio Tabajara de Oliveira; o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima; e, o Chefe da Subchefia de Planejamento, Orçamento e Gestão do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira.

Para o Comandante da Aeronáutica, hoje é um dia importante que entra para a história da Força Aérea Brasileira e para a soberania do Brasil. “Recebo as quatro primeiras aeronaves Gripen que irão equipar a nossa Força Aérea, possibilitando o cumprimento da nossa missão primordial de defesa no nosso País. Em nome dos mais de 70 mil homens e mulheres que integram nossa querida FAB, de todos os brasileiros, quero agradecer àqueles que participaram na transformação desse sonho em realidade. Muitos foram àqueles que, com trabalho e esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que iniciou em 2014, após processo de desenvolvimento de sete anos e em breve essas aeronaves estarão chegando em nosso País”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Na sede da Saab, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Presidente e CEO, Micael Johansson. Segundo o executivo, o início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. “Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse.

Durante a apresentação sobre o progresso do programa Gripen, foram destacados o relacionamento com Força Aérea Brasileira e a importante parceria junto às empresas engajadas no projeto. Além disso, as autoridades conheceram as várias aeronaves de produção em série e de teste, bem como tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.

Visita à Força Aérea Sueca

Além da visita à Saab, o Comandante da Aeronáutica teve um encontro com o Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström. As duas instituições fazem parte do Projeto Gripen, que nesta etapa recebem suas aeronaves. O Comandante da Força Aérea Sueca comentou a importância do momento. “Essas entregas são uma parte importante do fortalecimento de nossas capacidades e da defesa da Suécia. O JAS39 E Gripen nos permitirá construir uma Força Aérea mais forte e taticamente superior para cada situação”, finaliza.

Fotos: Divulgação

imagens/original/42888/CMTAER_Suecia4.jpg
imagens/original/42888/CMTAER_Sueciaa.jpg