INSTITUCIONAL

Oficiais-Generais e Organizações da FAB são homenageados pelo EMCFA

Evento celebrou os 11 anos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e aconteceu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF)
Publicada em: 25/11/2021 19:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

Nessa terça-feira, dia 23 de novembro, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), foi realizada uma cerimônia militar alusiva ao 11º aniversário do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), na qual ocorreu a imposição da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O evento foi presidido pelo Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Participaram, também, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; além de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, integrantes do Almirantado, do Alto-Comando do Exército, do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, autoridades eclesiásticas e personalidades civis.

O Ministro da Defesa destacou a atuação do EMCFA, nas mais distintas áreas de defesa, em prol do País, ao longo dos seus 11 anos de criação. “O EMCFA é o braço operacional do nosso Ministério e está colimado com as Forças Singulares com o objetivo de evolução da doutrina conjunta para o fortalecimento de nossa capacidade operacional dissuasória. O trabalho de cada integrante do EMCFA reflete a interoperabilidade das Forças Armadas e reforça sua imagem como instituição de alta credibilidade”, comentou.

Acerca da homenagem, o Ministro parabenizou todos que receberam a Medalha. “Esta comenda representa, de forma simbólica, a criação de laços de compromissos, o sentimento de pertencimento e a gratidão pela relevante colaboração prestada à Defesa Nacional e ao nosso País”, completou o Ministro Braga Netto.

De acordo com o Chefe do EMCFA, a instituição exerce papel fundamental na concepção da Estratégia Nacional de Defesa, sendo responsável pelos programas de interoperabilidade com a finalidade de otimizar os meios para defesa do País. “Em 11 anos, o EMCFA tem aperfeiçoado seus processos, de modo a acompanhar as mudanças no cenário nacional e internacional”, salientou o General Laerte.

Entrega de Medalhas

Na oportunidade, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi homenageada com a imposição da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) nos Estandartes das Organizações Militares, sendo elas: a Escola Superior de Guerra (ESG), comandada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), comandado pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), representada pelo Vice-Presidente, Coronel Aviador Fernando Fernandes Castanheira da Silva.

Já o Tenente-Brigadeiro Damasceno, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, recebeu a medalha, juntamente com outros Oficiais-Generais da reserva, além de Oficiais da FAB.

EMCFA: 11 anos

O Estado-Maior Conjuntos das Forças Armadas foi instituído em 2010, com a missão de promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa. Cabe, também, ao EMCFA planejar o emprego conjunto e integrado de efetivos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, otimizando o uso de meios militares e logísticos na defesa do País.

Fotos: Sargento Müller Marin e Sargento Viegas / CECOMSAER

imagens/original/42881/211123MUL1053Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123MUL1219Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123MUL1271Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123MUL1330Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123MUL1434Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123MUL4745Muller_Marin.jpg
imagens/original/42881/211123VIE7154___Felipe_Viegas.jpg
imagens/original/42881/211123VIE7212___Felipe_Viegas.jpg
imagens/original/42881/211123VIE7217___Felipe_Viegas.jpg
imagens/original/42881/211123VIE7221___Felipe_Viegas.jpg
imagens/original/42881/211123VIE___Felipe_Viegas_2.jpg