SOLDADO CIDADÃO

Ministério da Defesa premia militares e civis em cerimônia

Premiação reconheceu o trabalho de colaboradores que se destacaram no desenvolvimento do Projeto Soldado Cidadão
Publicada em: 25/11/2021 10:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

Foi realizada, nessa terça-feira (23), em Brasília (DF), a cerimônia de entrega do 11º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão, uma ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa que visa qualificar social e profissionalmente os jovens que prestam serviço militar. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de convidados.

Na ocasião, o General Laerte destacou que o projeto garante o aprimoramento ético e profissional da parcela jovem que presta o serviço militar. “Em mais de uma década, cerca de 260 mil jovens passaram a contribuir para um País melhor, retornando à vida civil com habilidades e princípios éticos essenciais para o desenvolvimento das mais diversas atividades produtivas e de serviço, como, por exemplo, na área da construção civil, telecomunicações, agronegócio, hotelaria e tecnologia da informação”, pontuou.

Durante a cerimônia, foram agraciados colaboradores que se destacaram nos serviços prestados junto ao projeto, entre civis e representantes de Organizações Militares das três Forças. A Aeronáutica foi homenageada por meio do Coronel Aviador Mario Jorge Siqueira Oliveira, que representou a Coordenação da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Organização Militar da FAB que se destacou na gestão do projeto.

Para o Coronel Mario, receber a homenagem oficializa um trabalho que visa devolver o militar, que está prestando serviço temporário ao Estado, ainda mais capacitado à sociedade. “Receber esse prêmio enche de muito orgulho a COMARA que está aqui representando a Força Aérea Brasileira. Nesse trabalho, qualificamos os soldados em operadores de máquinas pesadas, por exemplo. Temos a certeza de que, após o período deles na Unidade, a FAB vai estar entregando para a sociedade não apenas um militar, mas um profissional capacitado para o mercado de trabalho da região”, pontuou o Oficial.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão (PSC) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, e trata-se de um programa de capacitação técnico-profissional destinado a jovens soldados das Forças Armadas. Uma das premissas é “disponibilizar cursos de qualificação profissional aos jovens que prestam serviço militar, para devolvê-los à vida civil em melhores condições de ingresso no mercado de trabalho, com custos muito inferiores aos praticados no mercado de trabalho”.

A FAB desenvolve a ação desde 2004, com formação nas áreas de informática, mecânica automotiva, gastronomia, construção civil, eletricidade, informática, telecomunicações, refrigeração, hotelaria e auxiliar de saúde bucal. A capacitação inclui, ainda, noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

imagens/original/42879/211123MON0007_Monica_Rodrigues.jpg
imagens/original/42879/211123MON9888_Monica_Rodrigues.jpg
imagens/original/42879/211123MON9915_Monica_Rodrigues.jpg