HOMENAGEM

VII COMAR homenageia autoridades Civis e Militares

Durante a solenidade houve apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN)
Publicada em: 21/10/2021 13:53
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Nijelschi
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), localizado em Manaus (AM), realizou, no dia 18 de outubro, evento alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), no qual homenageou autoridades Civis e Militares que se destacaram pela atuação em suas áreas e contribuíram para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira no ano de 2020 e 2021. A cerimônia ocorreu no Teatro Amazonas, e contou com personalidades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de militares das Forças coirmãs e auxiliares.

Durante a solenidade houve apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN), além da exibição dos vídeos institucionais de 80 anos da Força Aérea Brasileira e da reativação do Comando Aéreo Amazônico.

O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, agradeceu a presença dos convidados e enalteceu a importância do evento. “Os anos de 2020 e 2021 foram extremamente desafiadores para a Guarnição de Aeronáutica de Manaus. O enfrentamento da pandemia, a falta de oxigênio no estado do Amazonas e a atuação das diversas OM da FAB em conjunto com a Marinha, Exército e órgãos civis, estimularam o surgimento da sinergia que resultou em grandes resultados para a sociedade amazonense. Reconhecer, no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, aqueles abnegados que se dedicaram pela saúde dos pacientes acometidos pela COVID-19, foi um gesto de justiça e uma questão de honra”, concluiu o Oficial-General.

Título Membro Honorário da Força Aérea Brasileira

Como forma de reconhecimento aos homens e mulheres da sociedade civil que contribuíram sobremaneira na execução da missão da FAB e, por consequência, do VII COMAR no âmbito da Amazônia Ocidental, foi outorgado pelo Comando da Aeronáutica o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira para dez personalidades civis.

Dentre os homenageados, o Diretor do SEBRAE no Acre, Senhor Lauro da Veiga Santos, ressaltou a relevância da interação com o Comando Aéreo Amazônico. “Receber essa honraria da Força Aérea Brasileira tem um significado muito grande. A parceira institucional entre o SEBRAE-AC e o VII COMAR tem sido extremamente produtiva”, disse.

Entrega de destaque

Em decorrência da situação pandêmica ocasionada pelo vírus COVID-19 no estado do Amazonas, a FAB mobilizou seus meios aéreos para transferência de pacientes, transporte logístico de oxigênio e insumos hospitalares. Na oportunidade, foram utilizadas as aeronaves KC-390, C-130, C-105, C-97 e C-98.

Nesta senda, o Comandante do VII COMAR, reconhecendo a atuação dos homens e mulheres que, por meio de entrega total, abnegação e comprometimento com a missão, tiveram trabalhos evidenciados durante a Operação COVID-19, entregou um troféu para os militares que mais se destacaram.

Dentre os agraciados, o Capitão Médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior, responsável pela coordenação das evacuações aeromédicas do Hospital de Aeronáutica de Manaus, destacou que contribuir com o sucesso da Operação COVID-19 foi muito gratificante. “Como profissional da saúde, foi uma honra atuar na linha de frente do combate à pandemia, minha maior realização está em tratar e ajudar pessoas. Agradeço ao VII COMAR pelo reconhecimento”, disse.

Fotos: Cabo Pardo / VII COMAR e Soldado Weslley / CINDACTA IV