DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA

Avanços da Engenharia da Aeronáutica ao completar 79 anos

Conheça mais sobre as especialidades da Engenharia da Aeronáutica que atuam na Força Aérea Brasileira (FAB)
Publicada em: 28/10/2021 10:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Na Força Aérea Brasileira (FAB), o profissional de Engenharia tem atuação nos mais distintos segmentos, como Engenharia Civil, Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Cartográfica, de Infraestrutura, de Agrimensura, Cartografia, de Computação e de Telecomunicações, entre outras. O ingresso na Instituição ocorre por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por concurso para o Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG) e, por processo seletivo, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON).

O Dia da Engenharia da Aeronáutica é comemorado em 28 de Outubro e tem como Patrono o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. A implantação da Diretoria de Obras ocorreu em 1942 com a missão pioneira de realizar a gestão das atividades de engenharia voltadas para a construção das instalações do recém-criado Ministério e da Infraestrutura Aeroportuária.

Referência nacional e internacional
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, ressalta que a história da Engenharia confunde-se com a da própria Força Aérea e destaca os avanços. “A Engenharia da FAB destaca-se como referência internacional, atestada pelas conquistas de nossos engenheiros nas mais diversas áreas do Comando da Aeronáutica: Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Emprego do Poder Aéreo, Controle do Espaço Aéreo, além da necessária Infraestrutura Aeronáutica. Nossos profissionais da engenharia têm contribuído significativamente para um futuro promissor”, destaca o Oficial-General.

Para o Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Oficial-General mais antigo do quadro na FAB, o momento é de comemoração. “É com orgulho que no dia 28 de outubro comemoramos 79 anos de atividades realizadas pelos Engenheiros do Comando da Aeronáutica, que contribuíram sobremaneira para a atual capacidade operacional da FAB e terão papel fundamental para atingirmos o patamar operacional estabelecido na concepção da Força Aérea 100. São profissionais dos ramos da engenharia, civis e militares, comprometidos com a missão da FAB, atuando em todas as áreas de interesse do COMAER e participando das várias fases do ciclo de vida dos materiais, desde a concepção, projeto, certificação e obtenção, até o suporte ao emprego dos nossos sistemas de armas”, ressalta.

O Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti obteve a nota 9,81 – considerada a melhor média de todos os tempos – no curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para o Oficial, “os projetos estratégicos da FAB, tais quais o projeto de propulsão hipersônica e outros da área espacial, serão os definidores de um cenário futuro num contexto que extrapola as próprias atividades da Força Aérea, englobando conquistas sólidas para o desenvolvimento industrial, acadêmico e social do nosso País”, finaliza.

Fotos: Sargento Johnson / CECOMSAER e Capitão Cavalcanti / Arquivo pessoal