VISITA INSTITUCIONAL

Comitiva conhece linha de montagem do KC-390 e instalações do Projeto FX-2

Visita foi realizada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (SP)
Publicada em: 15/10/2021 18:02
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Com o objetivo de apresentar a linha de montagem da aeronave multimissão KC-390 Millennium e as instalações do Projeto FX-2, que trata do caça F-39 Gripen, autoridades do Poder Executivo e da Força Aérea Brasileira (FAB) visitaram a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A atividade ocorreu nessa quarta-feira (13) e foi organizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Dentre as autoridades presentes, estavam o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Antônio Paulo Vogel de Medeiros; o Secretário-Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau; entre outros integrantes.

O Chefe do EMAER falou do objetivo da visita e da importância de apresentar os dois projetos estratégicos da Força Aérea: KC-390 Millennium e F-39 Gripen. “A nossa ideia foi apresentar para a área econômica e orçamentária do nosso País, os investimentos aplicados em dois grandes projetos a partir das parcerias com a Embraer e a SAAB. Os executivos puderam conferir os esforços da Força Aérea em prol da atividade fim e como o KC-390, um produto brasileiro, está ganhando espaço em Portugal e na Organização do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou o Oficial-General.

Os visitantes conheceram o GDDN (Gripen Design and Development Network), local onde trabalham engenheiros para a produção futura da aeronave de caça F-39 Gripen. Também passaram pelo hangar de montagem estrutural, em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão KC-390. Depois, seguiram até o hangar de montagem final da aeronave, na qual é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem, bem como a instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos. Por fim, as autoridades conheceram o KC-390 que será entregue à Força Aérea Portuguesa.

Para o Secretário de Orçamento Federal, Ariosto Antunes Culau, é essencial visualizar o que realmente está acontecendo na prática. “Fazer esta visita foi importante porque conseguimos materializar tudo aquilo que já conhecemos em teoria, principalmente em relação ao KC-390. Esse é um caso fantástico do que chamamos de tríplice hélice, quando temos a formação e aprimoramento de engenheiros pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); a Embraer, desenvolvendo projetos; e a Força Aérea, capitaneando e também comprando um avião projetado. Logo poderemos ver uma aeronave brasileira voando o mundo inteiro, nas Forças Aéreas e na parte civil também”, declarou.

Fotos: Claudio Capucho / Embraer