TREINAMENTO

FAB realiza curso em Anápolis (GO) para tripulantes portugueses do KC-390 Millennium 

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Portuguesa (FAP) participam de capacitação, em Anápolis (GO), de 14 de setembro a 5 de outubro
Publicada em: 22/09/2021 12:10
Imprimir
Fonte: 1º GTT
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia - Revisão: Major Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, de 14 de setembro a 5 de outubro, o Ground School para futuros tripulantes da aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP). Militares de ambas as Forças Aéreas participam do treinamento que tem como objetivo capacitar aviadores e mecânicos de voo. Após essa fase preliminar, inicia-se a atividade aérea. A previsão é de que a capacitação dure três meses. Portugal adquiriu cinco aeronaves e um simulador, com a entrega da primeira unidade a partir de 2023.

A capacitação está prevista na 10ª Reunião dos Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e de Portugal (10ª REMFA) e o treinamento foi coordenado entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Comando de Preparo (COMPREP).

A missão de formar os primeiros tripulantes está a cargo do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, subordinado à Ala 2, com sede em Anápolis (GO). A tripulação portuguesa é composta por dois oficiais e dois graduados.

Para a Força Aérea Portuguesa, a cooperação entre os dois países fica fortalecida pela partilha de experiências. "Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada pela FAB naquela aeronave, estes se beneficiam da experiência lusa no transporte aerotático", diz em nota.

Durante quatro semanas, o Ground School abordará aspectos técnicos e operacionais que, desde 2019, foram sendo acumulados e consolidados pelos pilotos do 1° GTT ao longo das variadas missões. Ao final de sete avaliações, os participantes terão os conhecimentos necessários para operar de forma segura o novo avião brasileiro de transporte.

Segundo o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, essa ocasião é um marco para a FAB. "O treinamento mostra que a implantação do Projeto KC-390 alcançou um nível de maturidade no qual podemos capacitar uma Força Aérea parceira para operar, de forma segura, essa nova aeronave multimissão brasileira de alta tecnologia e de grande capacidade”, informou.

De acordo com o Coordenador Operacional do Projeto KC-390 da FAP, Tenente-Coronel Paulo Jorge Pereira Martins, a parceria entre os dois países, de longa data, é agora ainda mais fortalecida com o programa KC-390 utilizando experiência já acumulada pela Força Aérea Brasileira na exploração deste Sistema de Armas. "Para nós, este é um marco importante para a futura implementação do KC-390 em Portugal e vai criar sinergias no futuro para partilha de experiências e evolução do conceito de operação desta aeronave”, frisou.

Além dos tripulantes da FAP, também marcam presença no treinamento pilotos do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro (RJ), que prepara-se para receber unidades do KC-390 para a melhor otimização de missões de transporte nos pontos críticos do País.

Fotos: 1º GTT e FAP