MISSÃO HUMANITÁRIA

Militares das Forças Armadas Brasileiras realizam ação social na África

Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO)
Publicada em: 08/09/2021 14:55
Imprimir
Fonte: Major Monteiro
Edição: Agência Força Aérea

Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizaram, no dia 31 de agosto, uma ação social em uma escola de ensino primário na cidade de Beni, localizada a leste do país africano. Na oportunidade, foram arrecadados materiais escolares e esportivos a serem utilizados pelos alunos, além de mesas e cadeiras novos doados aos professores e ao Diretor da escola.

Ao todo, foram beneficiados cerca de 240 alunos do ensino primário. A ideia da ação partiu de uma iniciativa conjunta dos militares do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB), e da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam como peacekeepers na MONUSCO e aproveitaram a oportunidade da proximidade das comemorações da Independência do Brasil, para poderem retribuir a receptividade do povo congolês aos brasileiros por meio de suas crianças.

Para o Capitão de Infantaria José Ivan Pedroza Bezerra Ribeiro, militar da Força Aérea membro da Equipe Móvel de Treinamento em Guerra na Selva, participar dessa ação foi muito gratificante. “Representar a FAB e o Brasil numa missão de Paz e poder ajudar a população é um grande orgulho e um grande engrandecimento para mim como militar e pessoa, com certeza a presença brasileira ficará marcada na vida dessas crianças”, disse.

Já para o Major Aviador Sérgio Roberto Prata Monteiro, Oficial de Estado-Maior da MONUSCO e que atua na interação Civil-Militar (CIMIC, na sigla em inglês), foi uma oportunidade de mostrar o espírito altruísta do militar brasileiro. “Nos sentimos orgulhosos de levar uma mensagem de esperança a todas essas crianças por meio dessa ação social. Esperamos que por meio dessa atitude simples, possamos contribuir para a construção de um futuro melhor para cada uma delas, bem como da República Democrática do Congo”, declarou.

Durante a distribuições dos itens doados, o sentimento em todos os brasileiros foi um misto de gratidão e orgulho. Para o Tenente-Coronel de Infantaria (EB) Flávio Luiz Lopes dos Prazeres, Líder da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva (JWMTT, na sigla em inglês), especializada em ministrar treinamento de Guerra na Selva aos batalhões estrangeiros da MONUSCO, esta ação social mostra a verdadeira essência da missão dos militares brasileiros no Congo: a proteção de civis. "Em uma data tão importante para nós brasileiros, estarmos aqui contribuindo para o desenvolvimento destas crianças é algo realmente emocionante. Nos sentimos gratos por estar tendo esta oportunidade”, destacou o Oficial.

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, durante a ação, foram tomados todos os cuidados necessários para evitar a sua propagação. Foram distribuídas máscaras para todos os presentes, além de recipientes suficientes de álcool em gel sempre à disposição de todos.

MONUSCO

Estabelecida no ano de 1999 e com um efetivo de aproximadamente 14.000 militares e civis, a Missão das Nações Unidas para a estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) é uma das maiores missões de paz conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em regiões de conflito. A MONUSCO tem por objetivos principais a proteção dos civis, o apoio à estabilização do país, o fortalecimento das instituições públicas e às principais reformas de governança e segurança.

O Brasil tem um importante histórico de participação na MONUSCO ao longo de sua história, sendo reconhecido internacionalmente por sua liderança em missões dessa natureza. Atualmente, as forças de paz são comandadas pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, sendo este o quarto Oficial General brasileiro a liderar a missão, o que atesta a confiança da ONU no trabalho do Brasil em missões de paz.

Fotos: Major Monteiro