EXERCICIO COOPERACION VII

FAB participa do Exercício Internacional Cooperación VII, na Colômbia

O Exercício, que vai até o dia 10 de setembro, terá treinamentos em cenários simulados de terremoto e tsunami
Publicada em: 01/09/2021 14:02
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A cerimônia oficial de abertura do Exercício Internacional Cooperación VII foi realizada nessa segunda-feira (30), na cidade de Rio Negro, na Colômbia. O evento foi presidido pelo Comandante da Força Aérea Colombiana, General Ramsés Rueda, e contou, ainda, com a presença das demais autoridades das delegações estrangeiras.

Sob o lema "Unidos para salvar vidas", militares dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Brasil, Honduras, México e República Dominicana, entre outros países, participam do exercício que permitirá um treinamento próximo ao real, combinando as capacidades das delegações em operações humanitárias de grande escala, quando necessário, nos países do continente. O Exercício, que vai até o dia 10 de setembro, visa a aperfeiçoar os pontos fortes e habilidades operacionais dos membros do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), além de se tornar o espaço ideal para a troca de experiências, métodos, táticas e conhecimentos para o desenvolvimento eficaz de operações de combate a incêndio, evacuações aeromédicas e busca e salvamento.

O Oficial de Ligação da Força Aérea Brasileira junto ao SICOFAA, Coronel Aviador Arthur de Souza Rangel, descreveu a relevância do Cooperacíon VII. “Será uma oportunidade ímpar de treinarmos as capacidades operacionais que, com certeza, contribuirão para enfrentarmos as dificuldades daqueles países que em horas difíceis necessitarem de apoio”, frisou.

Configuração do Exercício

Até o próximo dia 10 de setembro, em diferentes regiões da Colômbia, ocorrerão diversas missões no ambiente simulado de terremoto e tsunami, cenários que exigirão uma resposta oportuna e a integração das capacidades das Forças Aéreas para atender de forma unificada as emergências.

Foram criados dois cenários para as simulações. O primeiro será o de terremoto configurado na cidade de Puerto Boyacá, onde serão demonstrados danos significativos à infraestrutura e incêndios florestais. O segundo cenário acontecerá ao norte do país, na cidade costeira de Coveñas e no Golfo de Morrosquillo, onde um tsunami ocorrerá como resultado do primeiro cenário. A aeronave da FAB que atuará no exercício será o KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus. O avião fará o Transporte Aéreo Logístico e lançamento de paraquedistas.

SICOFAA

Criado em 1961, o SICOFAA abrange aproximadamente 20 países do continente americano e tem como objetivo fortalecer os laços institucionais entre as Forças Aéreas, para uma cooperação profissional e operacional.

Fotos: Força Aérea Colombiana