DATA COMEMORATIVA

Organizações Militares da FAB comemoram Dia da Intendência da Aeronáutica

Cerimônias militares foram realizadas em todo o País no dia 23 de agosto, inclusive, com a entrega de medalhas a militares que se destacaram no exercício da função
Publicada em: 25/08/2021 11:00
| Atualizada em: 26/08/2021 10:00
Imprimir
Fonte: Organizações Militares
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

As Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) comemoraram, no dia 23 de agosto, o Dia da Intendência da Aeronáutica. A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), localizada em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ), comemorou o Dia da Intendência realizando uma série de inaugurações nas instalações da Organização Militar (OM) e homenageando militares que fizeram parte da trajetória de Intendência da Aeronáutica e, hoje, não mais se encontram entre nós. Fizeram-se presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que presidiu a cerimônia; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; e o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, além de familiares dos homenageados e de outras autoridades do Comando da Aeronáutica.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou a data com uma cerimônia militar presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos. O evento contou também com a presença do ex-Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, além de outras autoridades militares.

Durante a solenidade foi entoada a canção da Intendência e dado destaque para o Oficial Intendente mais antigo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), Coronel Intendente Ronald José Pinto. “Sentimento de orgulho e satisfação por poder contribuir com o desenvolvimento tecnológico da Força Aérea Brasileira (FAB) e do País, oferecendo o suporte necessário para a realização das pesquisas no nosso Campus”, ressaltou o agraciado.

Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO)

Na Base Aérea de Canoas (BACO), o ato solene contou com a presença do Comandante do Comando Aérea Sul (V COMAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; Comandante da BACO, Coronel Intendente Maurício Cunha Massa de Oliveira; além de  militares de toda a Guarnição. O Brigadeiro Bellintani destacou a importância do trabalho dos Intendentes, principalmente o apoio no complexo sistema logístico que se resume a atividade de Intendência da Aeronáutica. "Esse apoio necessário e oportuno, surgido durante a Segunda Guerra Mundial, cunhou nosso maior lema: prever para prover! E um apoio tão grande não se consegue fazer sozinho", disse.

Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN)

A Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAEMN) também realizou, na Base Aérea de Manaus (BAMN), cerimônia militar em comemoração ao Dia a Intendência. A formatura contou com a presença do Comandante do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; do Comandante da Base Aérea de Manaus (BAMN), Coronel Aviador Marcos Afonso de Carvalho Quintella; e da Prefeita de Aeronáutica de Manaus (PAMN), Tenente-Coronel Intendente Alessandra de Santis Guedes. 

Durante a cerimônia, foi entregue o “Prêmio Acantos 2021”, que consiste na escolha de Graduados e Praças que se destacaram em suas atividades ligadas à Intendência. O Comandante do VII COMAR, Brigadeiro Magarão, ressaltou que a Intendência permeia todas as atividades da FAB, fazendo parte da rotina diárias dos militares. “Notadamente, neste momento de pandemia, nossa Intendência se sobressaiu, com destaque para as intervenções de apoio ao homem que foram essenciais para o cumprimento de uma gama variada de missões, resultando em um movimento aéreo nunca antes visto na região, com repercussão muito positiva perante a sociedade local. A Intendência da Aeronáutica mostrou a que veio com destaque para o comprometimento e profissionalismo de seus integrantes”, disse o Oficial-General.

Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS)

O Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) celebrou o Dia da Intendência da Aeronáutica também com uma cerimônia militar, que foi realizada no Pátio da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e contou com a presença dos Comandantes das Unidades da Guarnição e de Oficiais Intendentes da ativa e da reserva. Durante a cerimônia, 29 militares foram agraciados com medalhas militares e foi destacado o Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS) em prol da centralização e otimização dos processos nas áreas administrativa, contábil e financeira, com o objetivo de alcançar os melhores resultados na aplicação dos recursos para as unidades apoiadas.

Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF)

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) também realizou solenidade. A comemoração foi presidida pelo Comandante Interino do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença do Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva e outros veteranos do Quadro de Oficiais Intendentes da Aeronáutica (QOINT).

"Neste 76º aniversário, ao contemplarmos os feitos de nossos antepassados, comprovamos o quanto a Intendência esteve lado a lado com o crescimento de nossa Força Aérea, destacando-se sempre pela inovação, dedicação e comprometimento. A Intendência da Aeronáutica de hoje olha para o horizonte com orgulho, por sua competência e interesse em contribuir tempestivamente com o crescimento do Comando da Aeronáutica (COMAER), atuando em uma diversificada gama de atividades. Neste contexto, novos cenários estão por vir, tendo por escopo a consolidação da melhor estrutura organizacional, a certeza das melhores práticas de gestão, a padronização e automatização de serviços, a economia constante de meios, humanos e creditícios, a transmissão constante de conhecimento, além da certeza de que, a cada passo dado, novos passos serão demandados, mas queremos mais", declarou o Comandante da BARF, Coronel  Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto.

Base Aérea de Salvador (BASV)

Tropa em formaA Base Aérea de Salvador (BASV) também comemorou 76 anos de criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica, em cerimônia militar realizada no Pátio da Bandeira, no dia 23 de agosto. O Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa, comentou a importância da data. “Hoje, a Força Aérea Brasileira presta uma merecida homenagem aos homens e às mulheres do quadro de Intendência que exercem um trabalho contínuo, focado na atividade-fim e no cumprimento das missões operacionais, sem deixar de acatar os princípios legais da administração pública. Podemos observar o belo trabalho realizado pelos Oficiais Intendentes da Base Aérea de Salvador, sempre alinhado ao seu lema: Prever para prover” ressaltou.

Na ocasião, foi hasteada a Insígnia do Patrono da Intendência da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, que foi o responsável pelo primeiro Regulamento e primeiro Regimento Interno do Serviço de Intendência da Aeronáutica. Também foi lida a Ordem do Dia e entoada a Canção da Intendência.

Base Aérea de Santa Maria (BASM)

Militares da BASMA Base Aérea de Santa Maria (BASM) também realizou cerimônia militar para comemorar o Dia da Intendência. A solenidade foi presidida pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, que destacou a importância do serviço de intendência para o pleno desenvolvimento das atividades da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM). “Os senhores fazem a diferença e o trabalho que desenvolvem é fator determinante para o desempenho da nossa atividade-fim. Parabéns pelo dia de hoje e obrigado por dedicarem-se, diuturnamente, para o sucesso da missão”, disse.

Fotos: Cabo Alexandrino (II COMAR)/ Sargento C. Falcão e Soldado Anderson (BASV)/ DCTA/ GAP-SJ/ Cabo Alexandrino (II COMAR)/ Aspirante Gabriela e Soldado Kassiel (BASM)/ Cabo Bertolin (GAP-LS)/ Tenente Quintal (BACO)/ Sargentos Letícia Chagas e Priscila Mattos (DIRSA)/ Agência Força Aérea

imagens/original/42411/02.JPG
imagens/original/42411/210521NER0010_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42411/210722JOH5970_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/42411/50554105003_9fe6f838c8_c.jpg
imagens/original/42411/Foto_de_Capa.JPG
imagens/original/42411/IFI_034.jpg
imagens/original/42411/IMG_1269.JPG
imagens/original/42411/IMG_7645.JPG
imagens/original/42411/IMG_8755.JPG
imagens/original/42411/Int_2.jpg
imagens/original/42411/Int_3.jpg
imagens/original/42411/PHOTO_2021_08_23_13_28_23.jpg