ACERVO CULTURAL

INCAER realiza visita técnica ao Museu Casa Natal de Santos-Dumont

Objetivo da visita foi orientar e coordenar a organização do espaço cultural
Publicada em: 05/08/2021 08:00
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Uma comitiva do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou, no período de 27 a 29 de julho, uma visita técnica ao Museu Casa Natal de Santos-Dumont, localizado na cidade de Santos Dumont (MG). Acompanhadas por militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), museólogas do INCAER foram recebidas pelo Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, com o objetivo de orientar e coordenar a organização do espaço cultural, planejando outras alternativas de se preservar e difundir o patrimônio cultural, material e imaterial do Museu.

A Tenente Museóloga Fabiana Carnevale Maciel destacou a diversidade do inventário e a qualidade de conservação do acervo. “Cabangu é um grande celeiro cultural e histórico não só para Minas Gerais, mas sobretudo para o mundo. Entendemos ser o trampolim do Pai da Aviação para o maior voo da história. Não podemos esquecer que o patrimônio ambiental da região estimula saúde e bem-estar à população. Há muito trabalho a ser feito, mas, não podemos deixar de mencionar os esforços técnicos realizados até agora”, ressaltou.

Coordenadora do espaço há 28 anos, Mônica Castello Branco abordou a missão da Fundação dentro do contexto logístico cultural nacional, e agradeceu pelos esclarecimentos obtidos nessa parceria com a Força Aérea Brasileira. “Esta casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), e o museu recebia em média 2 mil visitantes por mês. Por isso, para nós é uma grande satisfação receber essa visita técnica do INCAER para que possamos aprimorar ainda mais a preservação dessa linda história e, quando voltarmos à normalidade, receber a população com uma nova abordagem. Obrigado à Força Aérea por esta oportunidade”, destacou.

O acervo, em virtude das medidas de enfrentamento ao COVID-19 ditadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não está aberto ao público. Porém, a EPCAR lançou uma exposição virtual com a finalidade de apresentar a história da vida e da obra de um dos maiores inventores da humanidade.

Museu Santos-Dumont

Oficialmente criado sob a denominação "Museu Santos-Dumont”, pelo decreto nº 5.057, de 18 de julho de 1956, do Governo de Minas Gerais, o Museu de Cabangu é mantido pelo Comando da Aeronáutica, pela Prefeitura Municipal da Cidade de Santos Dumont e pela Fundação Casa de Cabangu.

A casa, construída em 1870, conserva em seu interior objetos pessoais e mobiliário original, alguns produzidos na própria fazenda, fotos que reconstituem a história do inventor, documentos, correspondências, projetos e réplicas de suas aeronaves.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

imagens/original/42312/DOM_0007.JPG
imagens/original/42312/DOM_0032.JPG
imagens/original/42312/DOM_0145.JPG
imagens/original/42312/DOM_0147.JPG
imagens/original/42312/DOM_0194.JPG