PAI DA AVIAÇÃO

Organizações Militares da FAB homenageiam Santos-Dumont em cerimônias

Nas ocasiões também foram homenageados, com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, militares e civis que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 21/07/2021 16:00
Imprimir
Fonte: Organizações Militares
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nessa terça-feira (20), cerimônias alusivas ao 148º aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Nas ocasiões também foram homenageados, com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, militares e civis que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

Comando Aéreo Norte (I COMAR)

No Comando Aéreo Norte (I COMAR), a formatura foi presidida pelo Comandante, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Estiveram presentes, ainda, o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e Comandantes das Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Guarnição de Aeronáutica de Belém. 

No evento, militares e autoridades civis foram agraciadas com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, uma distinção concedida àqueles que se destacaram no exercício da sua profissão e aos cidadãos brasileiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica, a exemplo do Diretor da Equatorial Energia Pará, Mauro Chaves de Almeida. Como forma de preservar a história e em homenagem à memória de Santos-Dumont, a insígnia de Marechal do Ar foi hasteada durante a cerimônia.  

Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR)

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) realizou cerimônia militar no Hangar do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV) - Esquadrão Arara, também com a imposição da comenda "Mérito Santos-Dumont" para 15 cidadãos, entre militares e civis. 

Em suas palavras, o Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão ressaltou a importância da data. “Reverenciar Santos-Dumont é sempre especial, pois ele representa a coragem, perseverança e resiliência tão característicos do povo brasileiro. Ao abandonar sua zona de conforto e enfrentar os desafios em busca de seus sonhos no velho continente, esse brilhante brasileiro nos inspirou e nos inspira até os dias atuais”, concluiu.

Base Aérea de Boa Vista (BABV)

Também nessa terça-feira (20), a Base Aérea de Boa Vista (BABV) realizou a cerimônia alusiva ao 148° Aniversário de Santos-Dumont. Por conta da pandemia da COVID-19, o evento militar, que foi presidido pelo Comandante da Base, Coronel Aviador Hugo Zanoni Bastos de Siqueira, ocorreu sem a presença de autoridades militares ou civis. Na ocasião, o Major Infantaria Daniel Gonçalves, do efetivo da Ala 7, e o Suboficial Agnaldo Pantoja da Graça, do efetivo da BABV, foram agraciados com a medalha "Mérito Santos-Dumont".

Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM)

Já na Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques. Ao todo, dez militares e um civil foram agraciados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”. 

Na oportunidade, também, foi realizado hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo Graduado-Master da GUARNAE-SM, Suboficial Eduardo Mesquita Baltazar, e realizada a leitura da Ordem do Dia assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Base Aérea de Salvador (BASV)

A Base Aérea de Salvador (BASV) também comemorou o 148º Aniversário de Santos-Dumont, com a imposição da Medalha “Mérito Santos-Dumont” a seis cidadãos, entre militares e civis, em cerimônia realizada no Pátio de Autoridades, na terça-feira (20). O evento foi presidido pelo Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa.

O Comandante parabenizou e agradeceu aos homenageados que receberam a distinção. “A Força Aérea sempre busca estar um passo à frente, por isso que Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, é um grande nome na história e muito representativo para nós! Neste dia, aproveitamos para homenagear militares e civis que se destacaram prestando notáveis serviços à Aeronáutica”, ressaltou.

Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF)

Na Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), a solenidade foi realizada no Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) e foi presidida pelo Comandante desta Organização, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães. Durante a cerimônia também foi imposta a Medalha 'Mérito Santos-Dumont" a dez militares e um civil.

A Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi lida pelo Brigadeiro Cesar durante o evento. "Em nossas asas, 70 mil homens e mulheres de azul cumprem a missão de Defender, Controlar e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade. Diante da necessidade, nossas aeronaves e Organizações Militares entram nas batalhas, em diversas frentes, como o atual combate à pandemia do novo Coronavírus. Transportando vacinas, repatriando brasileiros, evacuando doentes para tratamento, nossas asas protegem nosso povo. Nesse sentido, nossos militares empenharam-se no esforço integrado do Governo Federal com o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Comando da Aeronáutica, a fim de atingirmos um objetivo comum: salvar vidas", citou.

Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT)

Também no Nordeste do País, na Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da organização, Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Ao todo, 12 personalidades militares e civis foram agraciadas, como o Secretário de Planejamento, Finanças e Turismo de Parnamirim,  Giovani Rodrigues Júnior.

Em suas palavras, ao dirigir-se aos homenageados, o Brigadeiro Avellar ressaltou a grandiosidade da comenda concedida. “A Medalha foi instituída como homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont. Parabéns pelo mérito e muito obrigado pelo zelo com as coisas da Força Aérea”, congratulou.

Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP)

Já no Sudeste, mais especificamente na Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), a cerimônia de celebração do aniversário do Pai da Aviação Brasileira foi marcada pela imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” a 26 agraciados e contou com a presença do Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

“Graças a seu invento, tantos outros benefícios aconteceram para o mundo. O transporte aéreo representa tudo! Hoje é um dia muito especial, é minha primeira participação no evento como Comandante do COMGAP, liderando uma solenidade deste vulto, na cidade onde nasci”, destacou o Oficial-General no evento.

 

Comando Aéreo Sul (V COMAR)

O Comando Aéreo Sul (V COMAR) também realizou uma cerimônia militar na terça-feira (20), homenageando sete agraciados, entre militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ato foi presidido pelo Comandante do V COMAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro, da PRF, dos Comandantes da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) e de um Grupamento de Representação de todas as Organizações Militares que compõe a GUARNAE-CO.

Comando Aéreo Leste (III COMAR)

Uma cerimônia militar também foi realizada pelo Comando Aéreo Leste (III COMAR), com a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont a 107 agraciados. O evento, que foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, contou com a presença de Oficiais-Generais das três Forças Armadas e autoridades civis.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Na solenidade, 32 civis e militares foram agraciados com a medalha “Mérito Santos-Dumont”. Foi entregue, ainda, a outros seis civis e militares, a Medalha-Prêmio Força Aérea Brasileira, destinada àqueles que venham a se distinguir por estudos sobre temas técnico-profissionais ou por criações técnicas, operacionais ou administrativas relevantes para o Comando da Aeronáutica.

Na ocasião, a filha do Major José Mariotto Ferreira, Claudia Mariotto Ferreira de Azevedo, recebeu em mãos a medalha Mérito Santos-Dumont - Post Mortem, em homenagem ao ícone do DCTA. O Major Mariotto foi o piloto do primeiro vôo do primeiro protótipo do Bandeirante, então denominado de IPD-6504. O então Major Mariotto realizou o voo de teste inaugural em 22 de outubro de 1968, com a presença da equipe técnica do projeto. Contudo, após uma semana do voo histórico, faleceu num acidente em um voo de testes de um monomotor.

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) também homenageou Santos-Dumont em cerimônia presidida pelo Comandante da Organização, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, na terça-feira (20). Na ocasião ocorreu a imposição da Medalha “Mérito Santos-Dumont" a seis militares da Escola que se distinguiram no exercício de sua profissão. Outros 55 militares também receberam a Medalha Militar  durante a cerimônia, sendo 4 medalhas de Ouro, 14 de Prata e 37 de Bronze, as quais se destinam a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Graduados.

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) também realizou cerimônia militar que homenageou o Patrono da Aeronáutica Brasileira, que foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e contou com as presenças do Comandante da IV Região Militar, General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, do Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, da Décima Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS).

Base Aérea de Campo Grande (BACG)

Já a Base Aérea de Campo Grande (BACG) comemorou o aniversário do Patrono com a comanda “Mérito Santos-Dumont” a dez militares e civis, a exemplo do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul (MS), Luiz Alexandre Gomes da Silva.

A cerimônia foi presidida pelo Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, Comandante do Grupo Operacional da BACG, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, dos Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande, de autoridades civis e militares e do Graduado-Master Suboficial Músico Cristian Andrade Penariol.

Fotos: Sargento C. Falcão/BASV; Soldado Maxivan/BABV; Soldado Zancanaro/GUARNAE-SP; Soldado Weber/GUARNAE-SP; Soldado Daniel Silva/GUARNAE-NT; Soldado Kassiel/GUARNAE-SM; Soldado Felipe Mattos e Soldado Kleoson/V COMAR; Soldado Gullity/GSD-RF e Soldado Melo Filho/CINDACTA; Cabo A. Pardo / VII COMAR; ASCOM/DCTA; Sargento C. Falcão/ EEAR

imagens/original/42266/053A8151.jpg
imagens/original/42266/053A8176.jpg
imagens/original/42266/053A8218.jpg
imagens/original/42266/053A8225.jpg
imagens/original/42266/20.07.2021_148a_ANIVERSARIO_SANTOS_DUMONT_1.JPG
imagens/original/42266/20.07.2021_148a_ANIVERSARIO_SANTOS_DUMONT_2.JPG
imagens/original/42266/20.07.2021_148a_ANIVERSARIO_SANTOS_DUMONT_3.JPG
imagens/original/42266/20.07.2021_148a_ANIVERSARIO_SANTOS_DUMONT_4.JPG
imagens/original/42266/20.07.2021_148a_ANIVERSARIO_SANTOS_DUMONT_5.JPG
imagens/original/42266/Agraciados.jpg
imagens/original/42266/Autoridades.jpg
imagens/original/42266/DCTA_santos_dumont_II.jpg
imagens/original/42266/Formatura_Santos_dummont_(1).JPG
imagens/original/42266/Formatura_Santos_dummont_(2).JPG
imagens/original/42266/Formatura_Santos_dummont_(3).JPG
imagens/original/42266/Formatura_Santos_dummont_(8).JPG
imagens/original/42266/Formatura_Santos_dummont_(8).JPG
imagens/original/42266/Hasteamento.jpg
imagens/original/42266/IMG_4842.JPG
imagens/original/42266/IMG_4867.JPG
imagens/original/42266/IMG_4924.JPG
imagens/original/42266/IMG_4930.JPG
imagens/original/42266/IMG_6707.jpeg
imagens/original/42266/IMG_6761.jpeg
imagens/original/42266/IMG_6833.jpeg
imagens/original/42266/IMG_9524.JPG
imagens/original/42266/IMG_9543.JPG
imagens/original/42266/IMG_9881.jpeg
imagens/original/42266/Medalha.jpg
imagens/original/42266/sd01.JPG
imagens/original/42266/sd03.JPG
imagens/original/42266/WhatsApp_Image_2021_07_19_at_17.27.47.jpeg
imagens/original/42266/WhatsApp_Image_2021_07_19_at_17.27.47_(1).jpeg
imagens/original/42266/_MG_7326.jpg
imagens/original/42266/_MG_7326.jpg
imagens/original/42266/_MG_7512.jpg