DIA DO VETERANO

Dia do Veterano é celebrado pela Força Aérea Brasileira

Veteranos e Pensionistas da FAB passam a contar com novas funcionalidades digitais
Publicada em: 16/07/2021 09:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Força Aérea Brasileira (FAB) comemora, no dia 16 de julho, o dia do Veterano. O termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa de notório saber.

Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que são princípios que norteiam a Instituição.

A FAB tem atuado em várias áreas para valorizar seus Veteranos, exemplos que ajudaram a moldar os valores da FAB em todos os seus períodos e estruturas, trabalhando em prol do aperfeiçoamento contínuo, em defesa dos princípios constitucionais que motivam o cumprimento da missão de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.

Assista aqui ao vídeo em homenagem aos Veteranos.

Novas funcionalidades digitais

Diariamente, o Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR), por meio dos diversos postos de atendimentos distribuídos pelo território nacional, realiza um trabalho continuado na busca de aprimorar a gestão das necessidades administrativas dos Veteranos e Pensionistas.

Por isso, o SAVPAR trabalha para automatizar os processos de concessão de direitos e de pagamento, facilitar a prova de vida e agilizar o acesso à informação, motivado em possibilitar atendimentos com mais qualidade.

Pensando sempre no bem-estar dos Veteranos, o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) têm atuado na transformação digital dos serviços disponibilizados aos Veteranos a fim de facilitar, com segurança, a vida daqueles que honraram a história da Força Aérea.

Atualmente, o Veterano pode se conectar ao Portal do Militar pela internet, usando o computador ou o celular, e ter acesso a diversas funcionalidades, como consulta aos beneficiários de pensão; validação de Declaração de Beneficiários; consulta ao contracheque; realizar requerimentos via Formulário Eletrônico de Pessoal (FEP) e marcar e acompanhar consultas médicas.

Outro serviço digital disponibilizado é a Prova de Vida por meio do aplicativo meugov.br. Essa facilidade traz comodidade ao Veterano, que não precisa sair da sua casa para comparecer a uma Organização Militar, muitas vezes distante do seu lar. Em breve, será possível, também, realizar a prova de vida nas agências bancárias: inicialmente, no Banco do Brasil e, posteriormente, em todos os bancos conveniados à FAB.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) está trabalhando também na melhoria dos processos. Atualmente, a transferência para a reserva remunerada a pedido foi automatizada, gerando os efeitos financeiros a partir do desligamento do militar. Em breve, outros processos como os de isenção de Imposto de Renda e de concessão de Auxílio Invalidez serão automatizados.

Essas inovações são fruto da visão do Comando da Aeronáutica (COMAER) e estão alinhadas com o objetivo de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais.