ANIVERSÁRIO

EPCAR homenageia Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

A homenagem ocorreu durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, no dia 7 de julho e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes
Publicada em: 14/07/2021 11:00
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea

O Nono Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) de Minas Gerais completou 89 anos de atuação e ganhou uma homenagem da Força Aérea Brasileira, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A homenagem ocorreu durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, no dia 7 de julho e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, do Comandante do 9° BPM, Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria e demais autoridades das Forças de Segurança da cidade, como Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Como parte destas homenagens, foi hasteada a insígnia da PMMG no mastro principal da Escola, juntamente à Bandeira Nacional e à insígnia de Brigadeiro do Ar, os alunos ecoaram os gritos de guerra de seus Esquadrões em homenagem ao efetivo do 9° BPM e o Corpo de Alunos desfilou entoando a Canção da Polícia Militar de Minas Gerais. Todos os protocolos de segurança sanitária relativos à pandemia de Covid-19 foram respeitados.

Durante a solenidade, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Silva Mendes, destacou a grande parceria que há entre o 9° BPM e a Escola, e a importância de ambas as instituições na formação de futuros profissionais que prestarão relevantes serviços à sociedade, por meio da excelente formação que lhes é oferecida. O Oficial-General frisou que tal fato eleva o alcance das instituições para além dos muros que as delimitam, fazendo chegar para toda a sociedade em geral.

“A cidade de Barbacena está entre as primeiras colocadas com baixíssimos índices de violência, por conta da atuação do 9° BPM em conjunto com as demais instituições de segurança da cidade. É uma instituição parceira nossa, sempre trabalhamos em conjunto e mesmo que a pandemia tenha limitado várias de nossas ações, conseguimos manter esse relacionamento cordial. Parabéns ao Nono Batalhão e peço ao Tenente-Coronel Ademir que transmita esse reconhecimento a todos os guerreiros do 9° BPM que estão diariamente atuando nos dezenove municípios de sua área de atuação”, finalizou o Comandante da EPCAR.

O Comandante do 9° BPM, Tenente-Coronel PM Ademir Siqueira de Faria, destacou que a parceria com a Força Aérea é fundamental na missão de construir melhores cidades para a população. “É muito gratificante para o 9° BPM participar deste evento e receber todo esse carinho da EPCAR. Os meus agradecimentos, como Comandante e de todos os policiais militares e servidores civis que compõe o Sentinela da Mantiqueira, para esse evento e para a Escola que muito nos emocionou e muito dignificou o nosso trabalho. A EPCAR é uma grande parceira da PMMG, então, aquelas ações em conjunto que possibilitarem ser feitas em parceria, continuaremos fazendo para que a sociedade seja a principal beneficiada”, destaca.

Apresentação de militares e despedida de professora

Durante a cerimônia militar que homenageou o Nono Batalhão de Polícia Militar, também foram apresentados ao efetivo sete militares que foram transferidos recentemente para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Eles receberam das mãos do Comandante da Escola o Distintivo de Organização Militar (DOM) para utilização no 10° uniforme do Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER).

Na oportunidade, aconteceu também a despedida da professora de inglês, a servidora civil Cláudia Russo Paes Ananias de Souza, que atuou na EPCAR por 26 anos. Participaram do ato o Comandante da escola, além do Chefe da Divisão de Ensino (DE), Tenente-Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva. 

Fotos: Suboficial Leopoldo e Sargento Domingos