TRANSPORTE

FAB realiza transporte aéreo de peixe-boi do Maranhão para Rio Grande do Norte

A aeronave C-98 Caravan, do Centro de Lançamento de Alcântara, realizou o translado do animal que está em extinção no País
Publicada em: 14/06/2021 18:56
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Jadna
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizou, nessa sexta-feira (11), o transporte de um filhote de peixe-boi marinho. O mamífero, que está em extinção, foi resgatado na localidade Guarapiranga, no município de São José de Ribamar (MA), no dia 25 de abril. O transporte do animal, realizado em aproveitamento, utilizou uma aeronave C-98 Caravan, que partiu de São Luís (MA), às 7h20 (horário de Brasília), com destino à cidade de Natal (RN).

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, enfatizou a importância do apoio no translado aéreo. "Contribuimos para a preservação da vida do animal, cuja a espécie está em extinção. Atentamos para a preocupação de toda a equipe de profissionais envolvidos e da tripulação, para garantir o bem estar do animal durante o transporte", disse.

O filhote de peixe-boi ficou aos cuidados da bióloga Laura Moreira de Andrade Reis e da veterinária Fernanda Loffler Niemeyer Attademo, ambas do ICMBio/MA, que possibilitaram as condições mínimas necessárias para que ele estivesse apto para o transporte.

A veterinária Fernanda acompanhou o animal até a cidade de Natal, garantindo que os protocolos de segurança para a saúde do mamífero fossem preservados até o destino final. "Foi adaptado um suporte na aeronave para receber o filhote de peixe-boi, possibilitando que o mesmo recebesse hidratação durante o translado", explicou.

Por volta das 11h58 (horário de Brasília), a aeronave pousou na Base Aérea de Natal, sendo recebido pela equipe do ICMBio local. O animal será estabilizado por 24 horas na base do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB/UERN). Após esse procedimento, o peixe-boi será transportado, por meio terrestre, até a Ilha de Itamaracá (PE), para ser reabilitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA). Posteriomente, o filhote integrará o Programa de Soltura de Peixes-bois Marinhos do Brasil, retornando à natureza e contribuindo para a conservação do País. 

Fotos: Sargento Amanda Martins/CLA

imagens/original/42093/10.jpeg
imagens/original/42093/14.jpeg
imagens/original/42093/3.jpeg
imagens/original/42093/7.jpeg