OPERAÇÃO COVID-19

Força Aérea transporta pacientes de Campo Grande (MS) para outras cidades

Missões em aeronaves da FAB têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde em Mato Grosso do Sul
Publicada em: 09/06/2021 20:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Aeronaves C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação  (1°/15° GAV) — Esquadrão Onça, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumpriram mais uma missão em apoio à Operação COVID-19.

Nesta quarta-feira (09), a FAB realizou o transporte de quatro pacientes para São Paulo (SP), utilizando o suporte de máscaras de alto fluxo. Uma aeronave C-105 Amazonas decolou de Campo Grande (MS) às 18 horas (horário de Brasília) para o aeroporto de Congonhas. De lá, os pacientes foram transportados em ambulâncias para o Hospital de Urgências de São Bernardo do Campo.

Devido ao colapso no sistema de saúde no estado do Mato Grosso do Sul, a Força Aérea Brasileira (FAB) vem realizando o transporte de pacientes graves de Campo Grande (MS) para outras cidades. Desde sexta-feira (04) até esta quarta-feira (09), a FAB já realizou a Evacuação Aeromédica de 23 pacientes para Porto Velho (RO) e São Paulo (SP). O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, cujas missões são acionadas pelo Ministério da Defesa, em atendimento às solicitações do Ministério da Saúde. Desde o início da Operação COVID-19, que começou em março do ano passado, a FAB já transportou 878 pacientes graves da doença entre várias cidades brasileiras. 

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Fotos: FAB