WORKSHOP

II COMAR e Organizações subordinadas concluem workshop em Salvador (BA)

Representantes dos Comandos Aéreos Norte, Planalto e Amazônico também participaram do evento
Publicada em: 31/05/2021 09:00
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) concluiu, nessa sexta-feira (28), o I Workshop do II COMAR e Organizações Militares (OM) subordinadas, realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). Ao longo do evento, foram realizados estudos de casos, oficinas e apresentações sobre métodos aplicados na elaboração e gestão de processos do Comando Aéreo durante seu período de reativação, iniciado a partir de 20 de maio de 2020, quando foi publicada a Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020).

O Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, falou sobre a importância de, agora, os assuntos discutidos serem colocados em prática pelo Comandantes, Prefeitos e Chefes subordinados ao Comando. “Nós pudemos fazer uma análise de tudo aquilo que foi feito, corrigir erros, ajustar a rota, mas o importante é agir: colocar em prática aquilo que discutimos aqui - avaliar, direcionar e monitorar para prestar serviços de qualidade à sociedade. É importante que essa elaboração seja feita aqui, em conjunto, mas nada disso terá efeito se não for implantado”, ressaltou.

Além do Brigadeiro Cesar e integrantes do efetivo do II COMAR, participaram das reuniões os Comandantes, Prefeitos e Chefes de Organizações Militares subordinadas ao Comando sediadas no Recife (PE), em Natal (RN), e em Salvador (BA), e representantes dos Comandos Aéreos Norte (I COMAR), Planalto (VI COMAR) e Amazônico (VII COMAR). 

Na quarta-feira (26), os participantes assistiram à palestra do Auditor Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Antonio Veiga Argollo Neto. Ele é Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção e Ouvidoria da CGU e Membro da Direção Executiva da Rede de Controle no Estado da Bahia, e falou sobre a importância da governança na gerência de recursos públicos. 

“As boas práticas de governança corporativa criaram conjuntos de mecanismos capazes de direcionar uma empresa, monitorar passos a fim de garantir tomadas de decisões em sintonia com o melhor para a corporação. Tenho muita satisfação de estar aqui por sempre ter tido admiração pela Força Aérea Brasileira, então essa experiência é também enriquecedora para mim, pois a esfera militar tem muitos conhecimentos úteis também ao poder público composto por outras áreas”, disse Argollo. 

O workshop teve como objetivo dar cumprimento ao processo de Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica, padronizar procedimentos e sincronizar atividades inerentes ao exercício 2021 e planejamento, bem como trabalhar processos colaborativos de gestão e governança das Organizações envolvidas, utilizando, entre outros métodos, a análise SWOT, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de processos. "Iniciativas assim engrandecem e aprimoram a gestão da Força no sentido de, cada vez mais, se profissionalizar e atender à missão", disse o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Luiz César Zampier Ulbrich.

Fotos: Tenente Bueno/II COMAR