ANIVERSÁRIO

Parque de Material Aeronáutico de São Paulo completa 80 anos

Organização é responsável pelo apoio logístico aeronáutico da Força Aérea Brasileira (FAB)
Publicada em: 29/05/2021 15:02
Imprimir
Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), em São Paulo (SP), realizou, no dia 21, Cerimônia Militar alusiva ao 80º aniversário de criação. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A Organização é responsável pelo apoio logístico nas áreas de suprimento, manutenção, engenharia e assistência técnica aos sistemas, subsistemas e itens de material aeronáutico do Comando da Aeronáutica.

Durante a solenidade ocorreu a entrega do Prêmio do Concurso de Criação de Logotipo Comemorativo referente aos 80 anos do PAMA-SP ao Sargento Marcelo Nogueira da Silva. Também foram homenageados, com os Títulos de Graduado e de Praça Padrão, o Sargento Edicarlos Vaz Bezerra e o Soldado John Denner Ferreira Benedito, que foram escolhidos pela conduta exemplar, dedicação, comprometimento e profissionalismo.

Por fim, ocorreu uma homenagem aos ex-Diretores do PAMA-SP, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Major-Brigadeiro do Ar Nilson Soilet Carminati, Brigadeiro do Ar Marcos Dias Marschall e Brigadeiro do Ar Jorge Luiz Alves de Barros Santos. A data comemorativa contou, ainda, com homenagem aos militares com mais tempo de serviço.

PAMA-SP

Há 80 anos, sob a pressão dos grandes acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e sob a influência do papel preponderante que a aviação assumia, em 22 de maio de 1941, foi criado, no Campo de Marte, no bairro de Santana, na capital paulista, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. O PAMA-SP é uma das mais tradicionais organizações da FAB, responsável pelo suporte à operação de diversas aeronaves da Instituição. Atualmente, conta com um efetivo de cerca de 800 militares.

A Organização Militar é responsável pela manutenção e suporte logístico de diversas aeronaves, dentre elas estão os helicópteros AH-2 Sabre, V/H-35, V/H-36 Caracal, H-50 Esquilo, H-60L Black Hawk. Na aviação de asas fixas, estão o F-5EM Tiger II, o R-35AM; U-100 Phenom EV e VU-55C. Além disso, também há suporte às Aeronaves Remotamente Pilotadas RQ450W, RQ-450WR, RQ-900 E RQ-1150.

O Diretor Interino do PAMA-SP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, falou da importância da data. "Atualmente, o PAMA-SP incorpora o apoio a todas as aviações da Força Aérea Brasileira, seja como Parque Central, Parque Oficina ou Parque de Motores. É uma honra estar no Comando nesta data tão emblemática, com homens e mulheres abnegados que seguem o legado de comprometimento e profissionalismo, mantendo a Força Aérea preparada para cumprir a missão constitucional”, disse.

Fotos: Sargento Mayara e Soldado Queiroz/PAMA-SP