OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta usina de oxigênio para Manaus (AM)

Equipamento foi transportado pela aeronave KC-390 Millennium na madrugada deste domingo (16)
Publicada em: 17/05/2021 19:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB), realizou mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em atendimento à Operação COVID-19. Uma aeronave KC-390 Millennium transportou, na madrugada desse domingo (16), uma usina geradora de oxigênio para o estado do Amazonas (AM). O equipamento será utilizado em pacientes com COVID-19.

O FAB 2854, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou de Guarulhos (SP), onde a carga de 1.400 quilos foi embarcada, às 1h15 (horário de Brasília) e pousou em Manaus 4h27 horas. A usina será transportada de balsa para o município de Manicoré.

Segundo o Capitão Aviador Mauricio Siqueira do Espirito Santo, um dos pilotos da aeronave, o transporte do equipamento ajudará a quem necessita. "É muito gratificante poder apoiar o estado do Amazonas. Estou tendo a oportunidade de cumprir o propósito de servir o país a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente nesse momento difícil de pandemia pelo qual o Brasil passa", disse o Oficial.

A Força Aérea Brasileira já realizou mais de 5.000 horas de voo no envolvimento das ações de combate ao novo Coronavírus. Nas missões de Transporte Aéreo Logístico a FAB contabiliza um total de cinco mil toneladas de cargas já transportadas. Entre as missões, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares, vacinas, cilindros, tanques e usinas de oxigênio, geradores além de profissionais de saúde e pacientes.

Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

Fotos: Soldado Weber/BASP