RECONHECIMENTO

Comando da Aeronáutica conquista primeiro lugar em ranking do Tesouro Nacional

O reconhecimento foi em razão do desempenho na qualidade da informação de custos no ano de 2019
Publicada em: 14/05/2021 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Tesouro Nacional divulgou, nessa quarta-feira (12), em seu “Boletim Foco em Custos”, o ranking dos órgãos e autarquias federais com a melhor qualidade da informação de custos. Com base em quatro critérios: economicidade, regularidade, dispersão e personalização, o Comando da Aeronáutica (COMAER) ficou em primeiro lugar, seguido do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A FAB conquistou o primeiro lugar na categoria Setoriais de Contabilidade.

O objetivo do ranking é reconhecer e estimular o esforço dos órgãos públicos para melhorar a qualidade da apuração da informação e dar cada vez mais transparência à sua gestão de custos.

Em fevereiro deste ano, aconteceu no Observatório da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), em Brasília (DF), uma cerimônia alusiva ao descerramento do Certificado de Boas Práticas, entregue pela Subsecretaria de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, em razão do desempenho na qualidade da informação de custos no ano de 2019. O certificado é um documento emitido pelo Tesouro Nacional – que tem como uma das atribuições essenciais a manutenção da saúde econômico-financeira do País – atestando que determinado estabelecimento cumpre procedimentos e práticas estabelecidos em normas específicas.

À época, o Subdiretor de Contabilidade da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Luiz Antonio Pontes, comentou sobre o recebimento do certificado. “Valoriza o trabalho desenvolvido no âmbito do Comando da Aeronáutica, além de ser o resultado das ações executadas por nossos militares, notadamente os contadores, o pessoal de Intendência e os nossos administradores, nos registros das contas públicas”, ressaltou.

Fotos: Soldado A. Soares/CECOMSAER