SAÚDE

HARF assina parceria de ensino com a UFPE

Acordo permitirá que alunos da UFPE realizem o estágio curricular na Organização Militar
Publicada em: 15/05/2021 10:00
Imprimir
Fonte: HARF, Raquel Siebra
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram, no dia 10 de maio, em Recife (PE), um Acordo de Cooperação Técnica para estágio curricular. A formalidade contou com a presença do Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, do Diretor do HARF, Coronel Médico Maurício Ribeiro Braga, do Reitor da UFPE, Alfredo Gomes, além de integrantes do efetivo do Hospital e do corpo docente da Universidade.

A parceria de ensino permitirá que alunos da UFPE, matriculados em graduações ligadas à área de atuação do HARF, realizem estágio curricular na Organização Militar. O Acordo de Cooperação Técnica tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

O Brigadeiro Cesar destacou a importância da sinergia. “Em 2020, tive a oportunidade de ver a sintonia entre a atividade médica e a área acadêmica. Presenciei diversos seminários e palestras mostrando o aperfeiçoamento na área médica graças à pesquisa. Durante a pandemia, a colaboração de diversas áreas - infectologistas, fisioterapeutas, dentistas - permitiu uma melhor atuação em prol dos pacientes”, observou.

“Nunca foi tão importante, necessário e urgente formar mais profissionais de saúde com qualidade. Estes serão agentes de saúde formados em plena pandemia, quando tivemos que nos reinventar com as informações da ciência provenientes do academicismo. Durante as duas Guerras Mundiais, a saúde trabalhou na retaguarda para salvar a vida de feridos; hoje, nessa guerra contra a COVID-19, esses profissionais são os verdadeiros soldados da linha de frente”, destacou o Coronel Braga.

Para o Reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a parceria poderá gerar novos acordos. “É um prazer para a UFPE iniciar essa jornada de parcerias, que é fundamental para o País. São duas instituições seculares que prestam, ao longo da história, um serviço de grande relevância para a sociedade. O Acordo vai permitir que outras parcerias aconteçam”, disse.

Fotos: Sargento Pedro/HARF