HOMENAGEM

EPCAR homenageia ex-combatente no Dia da Vitória

Soldado João Rodrigues é um dos barbacenenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial
Publicada em: 24/05/2021 19:09
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

No dia 8 de maio é comemorado, em todo o mundo, o fim da Segunda Guerra Mundial, data também conhecida como o “Dia da Vitória”. Em Barbacena (MG), o dia é tradicionalmente comemorado com evento cívico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu.

Devido à pandemia da COVID-19, este ano a comemoração ocorreu de forma reservada. O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, homenageou o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Rodrigues da Costa, cercado por familiares e representantes da Escola. O “pracinha”, que hoje está com 97 anos de idade, ouviu a homenagem em forma de “voz e violão”, feita por dois integrantes da Banda de Música da EPCAR. 

O Brigadeiro Silva Mendes entregou uma lembrança, em nome do efetivo da Escola, e enalteceu a memória histórica. “Nenhuma nação, nenhum exército, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Agradeço por tudo que fez por nosso País”, disse.

O ex-combatente é, atualmente, o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região. "Eu fico sinceramente agradecido pela gentileza”, afirmou. 

Fotos: Sargento Domingos/ EPCAR