PARCERIA

Parceria entre Exército e FAB garante manutenção de robô desativador de explosivos

IAE reproduziu peça do Robô DAE/EOD
Publicada em: 16/05/2021 10:00
Imprimir
Fonte: IAE, por Tenente Camila
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Uma parceria entre o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) possibilitou o retorno das atividades do robô DAE/EOD Telemax, ferramenta da força terrestre utilizada para desativação de artefatos explosivos e anti-dispositivos explosivos improvisados. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), contribuiu com a produção de uma peça da esteira de rodagem do equipamento. O apoio ao Exército foi solicitado pelo Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) do 2º Batalhão de Engenharia de Combate. No dia 3 de maio, a peça foi inserida no robô.

Na ocasião, parte da equipe técnica do EB realizou a aplicação da peça reproduzida e outra equipe, como forma de agradecimento ao apoio do IAE, ministrou uma instrução sobre as novas tecnologias utilizadas no Exército Brasileiro para a detecção de artefatos explosivos. Foram apresentados o Robô DAE/EOD Telemax, o Robô DAE/EOD tEODor, os detectores de metais convencionais, detectores de metais compactos, detectores de material bélico não detonado, detectores de metais de sensor duplo e de radar de penetração de solo.

O Chefe de Gabinete do IAE, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Augusto José de Amorim Neto, coordenou as atividades. “É de extrema importância a interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras, em especial nas diversas atividades operacionais, por compartilhar e agregar conhecimentos em todos os níveis, resultando maior engajamento e sucesso nos resultados obtidos nas atividades de neutralização e destruição de artefatos, tanto no âmbito da Força Aérea como na Força terrestre”, explica.

O Comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel de Engenharia Henrique Vidal López Pedrosa, destacou o apoio prestado. "A participação da FAB foi fundamental e decisiva para a recuperação da capacidade plena do Robô TELEMAX, o que possibilitará seu emprego imediato”, comemorou.

Fotos: Sargento Petheson/DCTA