SOLIDARIEDADE

Organizações Militares da FAB distribuem kits de alimentação para alunos do PROFESP

As entregas foram realizadas pela Base Aérea de Campo Grande (BACG) e pelo Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ)
Publicada em: 08/05/2021 13:00
Imprimir
Fonte: BACG e GAP-RJ
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Campo Grande (MS), e o Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ), no Rio de Janeiro (RJ), realizaram no fim do mês de abril a distribuição de 250 kits de alimentação para crianças e jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). A ação teve o objetivo de atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos alunos durante a pandemia da COVID-19.

Doações na BACG

Familiares e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida, localizada na Vila Base Aérea, em Campo Grande (MS), foram agraciados com cerca de três toneladas de alimentos. Ao todo, foram entregues 100 kits.

Para o Coordenador-Adjunto do Programa, Capitão Valesani, o PROFESP democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte, desenvolvendo atividades psicomotoras e formando cidadãos cada vez melhores para a nossa sociedade. “O Programa tem por objetivos específicos: oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; desenvolver valores sociais; contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; contribuir para melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde) e contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil), assegurando o exercício da cidadania”, declarou.

O evento contou com a presença do Comandante da Ala 5, Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade; do Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira; da Coordenadora do Programa, Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat; e do Coordenador-Adjunto, Capitão Especialista em Armamento Romulo Augusto de Sousa Valesani.

Solidariedade no GAP-RJ

A ação social do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) contemplou 150 beneficiários do Programa. Os kits foram adquiridos com recursos do Ministério da Cidadania, via Ministério da Defesa, para a alimentação dos alunos durante as atividades realizadas nas instalações da Força Aérea Brasileira, no contraturno escolar.

Como as atividades do Programa foram suspensas, a fim de prevenir o contágio pelo Coronavírus, as refeições não produzidas para as crianças e adolescentes foram transformadas em kits com alimentos não-perecíveis para distribuição às famílias do PROFESP GAP-RJ. Famílias da Comunidade Parque Alegria, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro compareceram à sede do PROFESP nas instalações da DS-2 (Seção de Transporte) do GAP-RJ, para receber os kits com o apoio dos militares do GAP-RJ.

O Chefe do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro, Coronel Intendente Roberto Sérgio do Nascimento Pinheiro, disse que o PROFESP tem o objetivo de promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, e a integração social dos beneficiados por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas. “Por ocasião da pandemia, fica ainda mais evidente a carência de algumas famílias e a necessidade de reforço alimentar aos alunos participantes em substituição temporária as atividades lúdicas, esportivas e de reforço escolar”, afirmou.

Estiveram presentes o Chefe do GAP-RJ, Coronel Intendente Roberto Sérgio do Nascimento Pinheiro; o Chefe da DS-2 (Seção de Transporte), Capitão Carlos Luiz Rodrigues da Silva; e o Coordenador Geral de Núcleo do PROFESP GAP-RJ, Tenente Educação Física Marcello Morone.

Fotos: Soldado Azuaga/BACG e Sargento Farinazio/GAP-RJ