PASSAGEM DE CARGO

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) tem novo Diretor-Geral

Tenente-Brigadeiro Heraldo transmitiu o cargo ao Tenente-Brigadeiro Fiorentini, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 27/04/2021 21:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), passa a ter um novo Diretor-Geral a partir desta terça-feira, 27 de abril. À frente da Organização Militar, por pouco mais de um ano, estava o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Agora, o órgão passará a ser dirigido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. A cerimônia de Passagem de Cargo ocorreu no Rio de Janeiro (RJ).

Participaram do evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, além de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, bem como Comandantes, Diretores e Chefes de Organizações Militares subordinadas ao DECEA.

O Comandante da Aeronáutica destacou a importância do órgão para a Instituição. "Durante os 80 anos da Força Aérea Brasileira, a gestão do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), hoje sob a responsabilidade do DECEA, tem sido marcado por intenso profissionalismo e eficiência, sendo motivo de orgulho para nós brasileiros. Neste sentido, destaco ao trabalho dos mais de 11 mil homens e mulheres, militares e civis do efetivo do DECEA, que com múltiplas qualificações tornam o SISCEAB cada dia mais seguro", destacou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior. 

Ao despedir-se do cargo, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou sua atuação. "No momento em que transmito o cargo de Diretor-Geral, posso afirmar que dediquei o melhor dos meus esforços em todos os níveis de responsabilidade que assumi, sempre recebendo o apoio diligente, irrestrito e incondicional do Vice-Diretor e dos Chefes dos Subdepartamentos do DECEA, dos Comandantes dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Centro Regional do Controle do Espaço Aéreo - Sudeste (CRCEA-SE), do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que, de forma objetiva, auxiliaram na construção harmônica de mecanismos e alternativas seguras para resolver importantes matérias do Sistema de Controle do Espaço Aéreo", salientou. O Oficial-General assumirá, nos próximos dias, a Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG).

Assumindo o DECEA, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini comentou acerca da nova missão. “A expectativa é de enfrentar um grande desafio. O DECEA é o departamento onde a Força Aérea presta ao Brasil o gerenciamento do controle integrado com a defesa área, no espaço aéreo brasileiro sob sua responsabilidade”, finalizou.

DECEA
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é uma organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), que tem por finalidade planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, a proteção ao voo, o serviço de busca e salvamento e com as telecomunicações do Comando da Aeronáutica.

Assista aqui ao vídeo da matéria.

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Fotos: Sargento Jonhson Barros / CECOMSAER

imagens/original/41836/210427JOH2295_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2338_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2346_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2348_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2374_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2399_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/41836/210427JOH2409_Johnson_Barros.jpg