APRIMORAMENTO

Comando Aéreo Sul é reativado em Canoas (RS)

Com 75 anos de história, V COMAR é reativado nesta sexta-feira (16)
Publicada em: 16/04/2021 18:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Comando Aéreo Sul (V COMAR) foi reativado, nesta sexta-feira (16), na cidade de Canoas (RS). Com uma trajetória de 75 anos de história, terá jurisdição e missão de representar o Comando da Aeronáutica (COMAER) nos três estados da região Sul do País. A cerimônia militar foi presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), além dos Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos das Organizações Militares subordinadas ao Comando Aéreo Sul.

Na ocasião, houve, ainda, a transmissão de cargo de Comandante da Ala 3, do Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani ao Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani. Na sequência, o Brigadeiro Bellintani foi empossado no cargo de Comandante do Comando Aéreo Sul. “A data de hoje se reveste de grande importância para a Guarnição de Aeronáutica de Canoas, no contexto do aprimoramento da reestruturação. O V COMAR trabalhará em prol da melhoria contínua por meio da supervisão administrativa e incrementará a representação do Comando da Aeronáutica em toda a região Sul do Brasil”, destacou o Oficial-General.

Para o novo Comandante da Ala 3, Coronel Pietrani, o ambiente operacional e a cultura organizacional alinham-se perfeitamente com o que se espera do aprimoramento da reestruturação da FAB. “Após cumprir minha missão como Chefe do Estado-Maior da Ala 3, tive a honra e o privilégio de ter sido designado para assumir o cargo de Comandante desta jovem, mas já consagrada, Organização Militar. Estou ciente e preparado para os desafios que me esperam, pois contarei com homens e mulheres de alto nível, prontos para o trabalho e para o combate”, destacou o Comandante da Ala 3.

A reativação do V COMAR cumpre a Diretriz do Aprimoramento da Reestruturação do COMAER, cujos objetivos são separar as atividades administrativas das operacionais, elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão, além de restabelecer a representatividade da FAB na região Sul.

Comandantes

O Brigadeiro Bellintani possui MBA em Administração e em Gestão de Processos, além de diversos cursos operacionais. Dentre os principais cargos exercidos em sua carreira estão o de Comandante do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV); Comandante da Base Aérea de Boa Vista; Adido Aeronáutico na Inglaterra e na Noruega; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); e Comandante da Ala 3.

O novo Comandante da Ala 3, Coronel Pietrani, foi Chefe da Seção de Controle e Operações Aéreas Militares, na Base Aérea de Santa Cruz; Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA); Operações do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV); Comandante do Esquadrão Pacau (1º/4º GAV); Chefe da Seção de Doutrina da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; e Chefe do Estado-Maior da Ala 3, dentre outras funções.

Histórico do V COMAR

Nove meses após a criação do ministério da Aeronáutica, no dia 25 de outubro de 1941, foram criadas as Zonas Aéreas com a missão de exercer autoridade militar direta sobre todas as forças, serviços, estabelecimentos e atividades aeronáuticas, dentro dos limites geográficos e do espaço aéreo a elas correspondentes.

Em novembro de 1973, com a evolução da atuação da FAB, as Zonas Aéreas passaram a ser denominadas de Comandos Aéreos, e pela portaria nº 125-GM3, de 4 de dezembro de 1973, foi então ativado o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), anteriormente denominado “4ª Zona Aérea” e “5ª Zona Aérea”.

Ao longo da história do V COMAR, diversas unidades foram criadas sob sua jurisdição, em virtude da evolução da atuação da FAB. Assim, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul chegaram ao século XXI sediando mais de 30 unidades de aeronáutica.

O QG do V COMAR, com o transcorrer dos seus 75 anos, desempenhou funções administrativas de apoio às unidades operacionais, bem como coordenou as relações institucionais com a comunidade e órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário até o ano de 2016. Reativa-se em 2021, como parte da segunda fase do aprimoramento da reestruturação, com a nomenclatura de COMANDO AÉREO SUL.

 

 

 

Veja também:

Comando Aéreo Amazônico realiza série de atividades em um mês de reativação

Força Aérea Brasileira reativa Comando Aéreo Norte, em Belém (PA)

Comando Aéreo Planalto é reativado em Brasília (DF)

Aprimoramento da Reestruturação apresenta primeiros resultados no Rio e em Recife

Comandos Aéreos Leste e Nordeste são reativados

Texto: Tenente Flávia Rocha/CECOMSAER e Tenente Daniela Etchart/V COMAR

Fotos: Sargento Rosana, Soldados Felipe Mattos e Kleoson/V COMAR.