SOLIDARIEDADE

FAB distribui kits de alimentos aos participantes do PROFESP

Ação social beneficia famílias de estudantes durante a pandemia
Publicada em: 17/04/2021 09:00
Imprimir
Fonte: BAGL, BAAN, PAMALS
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam entrega de Kits alimentação para famílias de jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). O objetivo é atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos adolescentes durante a pandemia. O PROFESP conta com o apoio das Forças Armadas e faz parte do Programa Pátria Voluntária, sendo uma parceria do Ministério da Defesa, Ministério dos Esportes e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude. O programa visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. As distribuições acontecem porque as atividades do Programa estão suspensas, temporariamente, devido à pandemia da COVID-19, sendo os recursos destinados à alimentação diária dos alunos revertidos para kits com alimentos.

BAGL

No dia 9, a Base Aérea do Galeão realizou a entrega de materiais aos participantes do Programa. A BAGL oferece atividades esportivas e complementares do campo educacional e social. A partir das estruturas organizacionais da Força Aérea, o PROFESP conta com a solidariedade de voluntários para aulas de esportes, música, dança, orientação, reforço escolar, palestras educativas entre outras atividades de cunho social e educacional.

O Comandante da Base Aérea, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, elogiou o trabalho. "Parabéns a todos os voluntários e colaboradores que juntos participam do Programa Forças no Esporte, levando para seus participantes o exemplo de orgulho militar, agindo de acordo com o sentimento de dever e honra pessoal", disse.

BAAN

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou, no dia 6, a entrega de kits com alimentos às famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino matriculados no Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Organização Militar. A ação teve o apoio da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura.

"Parcerias, a exemplo dessa com a Base Aérea, fortalecem as políticas públicas que viabilizam a inclusão social dos nossos estudantes, dando a eles a oportunidade de estarem inseridos em programas que despertam o protagonismo", declarou a Secretária Municipal de Educação, Eerizânia Eneas de Freitas Lobo.

Durante o evento, o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino, comentou sobre a interação da FAB com a sociedade por meio do PROFESP: "A Base Aérea está sempre à disposição da comunidade de Anápolis, ajudando nos Projetos Sociais que podem trazer benefícios para a região", frisou.

Para o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, é gratificante ver a FAB ajudando a formar a juventude das escolas municipais: "As crianças beneficiadas pelo PROFESP, em sua convivência com militares da FAB, conseguem absorver valores e costumes cultuados na Organização, como integridade, honestidade e respeito ao próximo. Por ocasião da pandemia, o contato com os alunos está suspenso, mas a FAB se faz presente apoiando essas famílias nesse momento difícil”, ratificou.

PAMA-LS

A iniciativa no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) teve início em abril de 2020 visando a atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos adolescentes. Em 2021, o esforço continuou e, de janeiro a março, mais de 350 kits foram entregues.

Uma das beneficiadas, a senhora Gisele Souza de Oliveira, mãe da aluna Regina Vitória Lopes de Souza, parabenizou e agradeceu a Força Aérea Brasileira (FAB) pela preocupação com as famílias. “Parabéns pelo lindo trabalho de todos vocês. Nessa crise que a cidade de Lagoa Santa está passando, nessa pandemia que todo o País esta enfrentando, vocês estão nos ajudando muito. Obrigada de coração pelo carinho e pela ajuda que vocês estão nos dando”.

Para facilitar e agilizar o contato com as famílias, a coordenação do Programa fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Santa e, desde fevereiro, tem realizado as entregas na porta de Escolas Municipais do Município. A distribuição dos Kits aumentou em mais de 300% em relação a janeiro. Inicialmente, as entregas eram realizadas no Centro de Facilidades, localizado na área do PAMA-LS. “A mudança do local de entrega foi de suma importância. Conseguimos envolver os diretores das Escolas na missão e, consequentemente, alcançamos a nossa meta de atingir o maior número de famílias possível”, destacou a Tenente Viviane Conceição Pazzeli Alves, uma das coordenadoras do Programa.

Fotos: BAGL/BAAN/PAMA-LS