PASSAGEM DE COMANDO

Cerimônia marca Passagem de Comando da ESG

Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço recebeu o Comando da Escola Superior de Guerra do Almirante de Esquadra Wadmilson Borges de Aguiar
Publicada em: 10/04/2021 11:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nessa sexta-feira (9), a Passagem de Comando, em Brasília (DF). O Almirante de Esquadra Wadmilson Borges de Aguiar passou a função para o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço. A transmissão do cargo foi presidida pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e do  Comandante da Aeronáutica indicado, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O evento contou, ainda, com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; de Oficiais-Generais e de representantes das Forças Armadas.

Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa Braga Netto destacou a importância da Escola e de seus Comandantes. “Prezado Almirante Borges, aproveito esta oportunidade para enaltecer o legado deixado, na certeza que suas realizações serão recordadas com dedicação em prol do cumprimento os objetivos da Instituição. Tenente-Brigadeiro Lourenço, desejo boa sorte na assunção deste importante cargo de Comandante da Escola Superior de Guerra, na certeza que seus atributos, morais e profissionais, garantirão o cumprimento da missão", discursou.

Em suas palavras de despedida, o Almirante Borges ressaltou o trabalho profícuo da equipe do campus Brasília da ESG. "Neste momento, compartilho os meus mais sinceros agradecimentos com todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente nesta jornada. Cabe portanto, o reconhecimento e a gratidão àqueles que me acompanharam e tornaram possível a satisfação pelo dever cumprido", disse.

O Tenente-Brigadeiro Lourenço falou das expectativas com a nova função. “As minhas expectativas ao assumir o Comando da Escola Superior de Guerra são muitas. Eu penso que a principal delas está relacionada a criação da futura Escola Superior de Defesa. Assim, teremos duas instituições, uma consagrada por muitos anos, já conhecida, que é a ESG, e, aqui em Brasília, teremos a Escola Superior de Defesa. Esta será o grande desafio pela frente, trazer para perto a sociedade política - o Legislativo, o Executivo e o Judiciário - para que todos tenham um espaço para pensar em Defesa Nacional", disse.

Novo Comadante

Dentre as atividades realizadas na carreira, o Tenente-Brigadeiro Lourenço foi Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica; Vice-Secretário da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA); Comandante do IV Comando Aéreo Regional; Presidente do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA); Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA); Chefe da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), dentre outras funções.

ESG

A Escola Superior de Guerra (ESG), criada pela Lei nº 785/49, é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

 A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da Política do País. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Em Brasília, a unidade ocupa o espaço anteriormente utilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no Jardim Botânico, em Brasília. A ESG, cuja sede fica no bairro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), já possuía espaço na Esplanada dos Ministérios, e passou a dispor de novas instalações em Brasília, para ampliar sua oferta de cursos e atender à crescente demanda de eventos promovidos para debater questões relevantes da Defesa Nacional.

Confira aqui o vídeo da cerimônia.

Fotos: Sargento Johnson/CECOMSAER
Vídeo: Suboficial Barros/CECOMSAER

imagens/original/41771/_OH_1382.jpg
imagens/original/41771/_OH_1393.jpg
imagens/original/41771/_OH_1409.jpg
imagens/original/41771/_OH_1428.jpg
imagens/original/41771/_OH_1435.jpg
imagens/original/41771/_OH_1436.jpg
imagens/original/41771/_OH_1438.jpg
imagens/original/41771/_OH_1439.jpg
imagens/original/41771/_OH_1441.jpg
imagens/original/41771/_OH_1456.jpg
imagens/original/41771/_OH_1478.jpg
imagens/original/41771/_OH_1493.jpg