DOAçãO DE SANGUE

Militares da FAB realizam doação de sangue em todo País

Ação teve como objetivo auxiliar na reposição dos estoques na rede hospitalar que envolve todo efetivo da Força Aérea
Publicada em: 16/04/2021 08:00
Imprimir
Fonte: Por PAMA-SP, PAMA-GL, HAAF, HFASP e BAGL
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado, voluntariamente, na doação de sangue em várias cidades do país. O objetivo é incentivar os militares, civis e dependentes para a doação de sangue, especialmente dentro do atual cenário de combate ao novo Coronavírus e em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.

PAMA-SP

No dia 08 de abril, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou uma Campanha de Doação de Sangue em prol da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (SP).

Devido aos impactos da pandemia da COVID-19, a Fundação vem sofrendo uma queda diária no quantitativo de doações. É essencial manter um estoque nos bancos de sangue para atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular, o que não vem acontecendo.

“Quando doamos sangue, estamos cumprindo com o nosso dever de cidadão, afinal, mais que um ato de amor ao próximo, trata-se de solidariedade e civismo. Um gesto simples, doar é entender que com o mínimo você pode salvar vidas. Seja um doador de sangue e ajude a salvar outras vidas”, comentou o Sargento Cleiton Marques Queiroz, um dos participantes da campanha que colaborou com a doação.

O Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, comentou sobre a ação. “Realizamos essa campanha de doação de sangue e o objetivo foi plenamente atingido. Todas as ações necessárias foram realizadas em uma velocidade surpreendente para que o número de doações fosse bastante expressivo. Agradeço a todos os militares, seus familiares, bem como aos militares de outras Unidades que estiveram aqui presentes e contribuíram com solidariedade e cidadania, em um momento tão crítico pelo qual nosso país atravessa. Parabéns a todos por mais esta importante missão cumprida", finalizou.

PAMA-GL

O Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) realizou, em março, a Campanha para apoiar o Banco de Sangue da Força Aérea Brasileira (FAB). Militares da Guarnição do Galeão compareceram, voluntariamente, ao PAMA-GL para fazer a sua doação, especialmente neste período de enfrentamento à pandemia da COVID-19, quando o estoque do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) ficou mais escasso devido à redução no número de doadores.

O Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, alerta sobre esse momento tão complicado. “É sempre um prazer para o Parque do Galeão ajudar o próximo. Fico feliz por termos a oportunidade de realizar essa Campanha e agradeço às Unidades da Guarnição do Galeão pelo apoio nesse ato de solidariedade”, concluiu. Além do PAMA-GL, militares de diversas Organizações Militares do Rio de Janeiro também participaram do ato.

HAAF

Na semana que antecedeu a Páscoa, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), no Rio de Janeiro (RJ), também realizou Campanha para estimular a doação de sangue dos militares e civis. A ação buscou aflorar o sentimento de solidariedade, representando a ressurreição e a vida com o tema 'Ele doou tudo de si por amor. Seja também um doador de vidas, doe sangue!'.

Com o auxílio e a divulgação da Guarnição dos Afonsos (GUARNAE-AF), o Banco de Sangue do HAAF conseguiu aumentar em 90% o número de doadores diários em relação às outras semanas do mês de março de 2021.

Além de elevar o estoque que ampara, preferencialmente, os Hospitais da FAB, ações de divulgação e incentivo à doação acabam captando novos doadores e aumentando, assim, a rede de pessoas que colaboram durante todo o ano. O Sargento Rodrigo Santiago Barbedo, do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), já é um doador ativo. “A rotina faz com que, muitas vezes, o ato de doar fique em segundo plano e esquecido, mas não podemos deixar de realizar a ação”, afirma.

HFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) também aderiu à Campanha. Coordenada pelo Chefe da Seção de Hemoterapia, Major Médico Rafael Collet, a iniciativa envolveu 120 militares e civis doadores.

As bolsas de sangue coletadas foram destinadas para a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, foi o primeiro a doar sangue e ressaltou a importância da iniciativa. “Como Instituição de saúde, temos um relevante papel no incentivo e na conscientização das pessoas para o valor da doação”, disse.

Atividades como essas possibilitam a captação de novos doadores, como foi o caso da Sargento Amanda França Santos Silva, do HFASP, que doou sangue pela primeira vez e falou sobre a sentimento de participar do evento. “É gratificante pensar que estamos ajudando muitas pessoas. É hora de termos empatia e cuidado com o próximo”, relatou.

BAGL

A Base Aérea do Galeão (BAGL) também realizou, no dia 06 de abril, a Campanha de Doação de Sangue, quando 60 militares e civis compareceram como voluntários. A ação teve o intuito de apoiar o Banco de Sangue da FAB e Hemocentros do Rio de Janeiro, que estão com seus estoques reduzidos.

O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Alexandre de Carvalho Ribeiro, após a doação, agradeceu a todos os envolvidos e voluntários que compareceram.  “A Base Aérea do Galeão, junto à Ala 11, e em parceria com o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, promoveu esta Campanha de Doação de Sangue nas instalações da Base. Espero que o objetivo final seja alcançado com sucesso, como já está sendo, para que assim possamos ajudar as pessoas que precisam tanto da vida em forma de sangue”, ressaltou

Os interessados em participar da Campanha, acesse aqui.

Fotos: PAMA-SP/PAMA-GL/HAAF/HFAS/BAGL