OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta 11 toneladas de insumos para Rio Branco (AC)

Transporte foi realizado nesta quinta-feira (18) pela aeronave C-130 Hércules
Publicada em: 19/03/2021 08:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Onze toneladas de insumos foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (18) para Rio Branco (AC). O material faz parte da campanha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em apoio ao Estado do Acre. O objetivo é atenuar o sofrimento da população local que está em situação de vulnerabilidade decorrente das enchentes, do surto de arboviroses e da pandemia da COVID-19. 

O C-130 Hércules, avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo decolou com a carga do Rio de Janeiro (RJ) às 9h36 (horário de Brasília) e pousou na capital acreana às 16 horas. Entre os itens transportados estão máscaras de proteção descartável e de tecido, repelentes, medicamentos, álcool em gel e inseticidas.

Segundo o Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o apoio da FAB é fundamental para que a ajuda chegue a quem necessita. "A Cruz Vermelha Brasileira não mede esforços para levar ajuda humanitária a todos os lugares, mas não conseguiríamos atender prontamente às necessidades do Acre sem o apoio da Força Aérea Brasileira. Juntos, somamos forças e conseguimos ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade", destacou.

Na última quinta-feira (11), a FAB transportou cerca de 12 toneladas de alimentos também para Rio Branco, no Acre. O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

Fotos: Sargento Gedeão/BAGL