HOMENAGEM

Tenente-Coronel Ozires Silva recebe Título de Doutor Honoris Causa do ITA

Congregação do ITA aprovou indicação do eminente iteano
Publicada em: 17/03/2021 10:00
Imprimir
Fonte: ITA, por Capitão Fábio Cox
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Congregação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Colegiado Superior do Instituto, em reunião realizada no dia 11 de março, aprovou por unanimidade a indicação do Tenente-Coronel Ozires Silva ao Título de Doutor Honoris Causa.

O anúncio ao homenageado foi realizado por videoconferência, da qual participaram o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia; e os ex-reitores Professores Fernando Toshinori Sakane e Cláudio Jorge Pinto Alves.


Em 70 anos do ITA, apenas três pessoas foram agraciadas com o Título: Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Marechal Casimiro Montenegro Filho, criador do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), e agora, aceito por unanimidade, Ozires Silva, o grande empreendedor da indústria aeronáutica brasileira.

O Título de Doutor Honoris Causa, expressão latina que em português significa "por causa de honra", é título honorífico concedido pelo ITA a pessoas eminentes, que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos, a ponto de serem considerados no grau honorário de doutor. A titulação é feita através de votação de um conselho, a Congregação do Instituto que analisa as realizações do candidato.

Surpreso e emocionado, Ozires comentou a alegria em receber a homenagem. "Eu sonhei com o ITA desde criança. Essa escolha é uma imensa honra para mim. Agradeço profundamente a todos vocês”, disse.

Natural de Bauru, interior de São Paulo (SP), Ozires Silva é Tenente-Coronel Aviador da Força Aérea Brasileira e Engenheiro Aeronáutico formado no ITA, em 1962. Aliando seus conhecimentos de Oficial Aviador e Engenheiro Aeronáutico, no campus do, então, CTA, chefiou o departamento onde foi projetado e construído o primeiro avião brasileiro, o Bandeirante, que teve seu primeiro voo bem-sucedido em 1968. Com o amadurecimento profissional, grande capacidade de gestão e notável empreendedorismo, coordenou os esforços que promoveram a criação da Embraer em 1969, empresa da qual foi o primeiro presidente. Não bastassem tantas realizações, foi Ministro da Infraestrutura, Presidente da Petrobras e, em 1991, retornou à Embraer, conduzindo o processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Atualmente, participa de vários Conselhos de empresas e universidades, sendo figura de referência no ensino e na gestão. Ozires Silva, destaca-se por sua imensurável contribuição no desenvolvimento da indústria nacional.

Fotos: Sargentos Johnson Barros / Cecomsaer e  Roberto / ITA