NOTA DE FALECIMENTO

Falecimento do Tenente-Brigadeiro Nelson de Souza Taveira

Oficial-General ingressou na FAB em 1956 e exerceu importantes cargos e funções
Publicada em: 14/03/2021 16:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, ocorrido neste sábado (13), no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF). 

O Tenente-Brigadeiro Taveira nasceu no dia três de junho de 1939, na cidade de Vassouras (RJ). Ingressou na FAB em março 1956. Formou-se Oficial Aviador pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1961 e graduou-se em Engenharia Aeronáutica, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1971.

O Oficial-General ocupou importantes cargos e funções, dentre os quais integrou a Delegação Brasileira na Itália para o projeto Binacional Ítalo-Brasileiro AMX, designado na FAB como A-1 e foi membro da comissão diretora do mesmo programa; Diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) no período de dezembro de 1992 a abril de 1995; Ministro-Chefe Interino do Estado-Maior das Forças Armadas; Primeiro Chefe do Estado-Maior da Defesa; Presidente da Comissão do Centenário do voo do 14 BIS, tendo ainda exercido outras variadas funções na alta administração militar.

O Tenente-Brigadeiro Taveira também foi agraciado com a Medalha Eduardo Gomes. A honraria, que leva o nome do Patrono da FAB, é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar destaque ao mérito intelectual dos primeiros colocados em cursos de formação da FAB. Ele recebeu quatro lauréis, pelo Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), em 1961; pela graduação em Engenharia Aeronáutica, no ITA, em 1971; pelo Curso de Aperfeiçoamento (CAP), na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), em 1972; e pelo Curso de Comando e Estado-Maior, da Escola de Comando e Estado-Maior, em 1980.

Ele foi o responsável pela criação da DMA 400-06, diretriz do então Ministério da Aeronáutica que teve por finalidade ordenar o planejamento e a execução das fases e principais eventos do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais da Aeronáutica.

Foi um dos pioneiros e responsável por popularizar a atividade de ensaio em voo na FAB, quando, nos anos de 1976 e 1977 percorreu os esquadrões de caça apresentando e incentivando a inscrição de voluntários para se especializar na área.

Autor do livro “Além dos Manuais: uma conversa sobre segurança de voo", obra entrelaçada por ensinamentos, sejam eles na forma de comentários ou análises, inclusive baseados em acidentes aéreos ocorridos no Brasil e no exterior, contribuiu para a segurança de voo no país.

A FAB manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares. O Tenente-Brigadeiro Taveira foi um grande homem e deixa um imenso legado na Força Aérea Brasileira, pois sempre foi um exemplo e uma referência para todo o efetivo. 

A cerimônia de cremação será realizada em Formosa (GO).

Foto: Divulgação