EXAME DE ADMISSÃO

FAB abre vagas para o Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica

As inscrições, para ambos os sexos, começam no dia 27 de janeiro e terminam no dia 09 de fevereiro
Publicada em: 27/01/2021 08:50
Imprimir
Fonte: DIRENS
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica (EI/EA CFT 2021) para ingresso em agosto de 2021. Neste ano, o Exame de Admissão ao CFT oferece 20 vagas. As inscrições poderão ser realizadas de 27/01 a 09/02. Para se inscrever basta acessar o site: http://www.fab.mil.br/ciaar. A taxa de inscrição é de R$60,00.

As vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, voluntários, desde que também atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas. Para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Taifeiros, os candidatos não podem ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2021, e devem ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio (ou curso equivalente), e o Curso de Qualificação Profissional Básico de Garçom, para o caso da especialidade de Arrumador, ou de Cozinheiro para a especialidade de Cozinheiro, conforme legislação vigente, até a Validação Documental/Habilitação à Matrícula.

O Exame de Admissão é composto de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos que optarem pelo sistema de reserva de vagas para negros, previsto na Lei Nº 12.990, de 9 de junho de 2014) e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 11 de abril. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), no dia 29 de julho, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de 20 semanas.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Taifeiro de Segunda-Classe e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.