PASSAGEM DE CARGO

Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) tem novo Chefe

Brigadeiro do Ar Júlio César Maiello Villela passou a Chefia ao Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva
Publicada em: 15/01/2021 18:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (15), em Brasília (DF), o Brigadeiro do Ar Júlio César Maiello Villela passou a Chefia do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) ao Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva. A unidade tem por finalidade fornecer subsídios ao Comandante da Aeronáutica nos assuntos relacionados ao Estado, ao preparo e ao emprego da Força Aérea Brasileira (FAB).

A passagem de cargo foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além dos Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica e autoridades civis.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou as atividades do CIAER sob a Chefia do Brigadeiro Júlio César, e desejou sucesso ao Brigadeiro M. Santos. “Prezado amigo Júlio César, gostaria de externar meus sinceros agradecimentos como a forma sempre leal, inteligente e discreta com que assessorou este Comandante na condução de assuntos relevantes e de natureza sensível. Ao Brigadeiro M. Santos, que assume este importante cargo, que sua administração seja venturosa e profícua”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

Ao despedir-se do cargo e do serviço ativo na Força Aérea, o Brigadeiro Júlio César recordou do tempo dedicado à Organização Militar. “Foi uma experiência ímpar e uma função extremamente relevante dentro do Comando da Aeronáutica, que trouxe-me muita honra. Passo para a reserva muito feliz, contente e com uma dívida eterna com a Força, pois nunca conseguimos devolver, na proporção adequada, todas as oportunidades que temos de conhecer o Brasil e ter vivido intensamente quase 40 anos de serviço. Realmente é um momento emocionante”, disse.

Ao assumir o novo cargo, o Brigadeiro M. Santos falou das suas expectativas. “Considero um grande desafio, que vem com a alegria de poder contribuir com a Força Aérea, com os produtos do Centro de Inteligência da Aeronáutica para o preparo e emprego na nossa Força Aérea”, afirmou.

Currículo do novo chefe do CIAER

O novo Chefe do CIAER possui todos os cursos de carreira e ainda, Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Federal Fluminense; e Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica pelo Colégio Interamericano de Defesa. Possui, também, Cursos Operacionais de líder de Seção de Transporte Aéreo e Aereoterrestre; Navegador em Transporte Aereoterrestre; e Preparação de Instrutores de Voo do Grupo de Instrução Especializada. Assumiu, ao longo da carreira, funções como Chefe da Seção de Pessoal do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo; da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo; da Seção de Operações do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo; Comandante do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea de Brasília; Comandante do Segundo Esquadrão do Grupo de Transporte Especial; Comandante da Base Aérea de Belém; Chefe de Gabinete do Comando Geral do Pessoal; Subchefe de Organismos Internacionais e Subchefe de Política e Estratégia do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAEAR

Vídeo: Soldado Chagas/CECOMSAER