CARREIRA

FAB forma militares em diversas Organizações pelo Brasil

Cerimônias marcaram conclusão dos Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 (EAT/EAS-2020)
Publicada em: 22/12/2020 18:17
Imprimir
Fonte: Cap Gil, Ten Lorena, Sgt Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias de conclusão do Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 (EAT/EAS-2020). Os novos Aspirantes a Oficial, oriundos de diversas áreas de atuação profissional, passaram pela adaptação à vida militar durante dois meses de instruções militares, teóricas e práticas. O curso incluiu conhecimentos sobres os Regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), ordem unida, armamentos, além de treinamentos físicos e exercícios de sobrevivência. Confira como foram as solenidades em algumas Unidades:

Barbacena (MG)

Na manhã de sexta-feira (18), foi realizada a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço 2020 (EAS/EAT) de dez Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Primeiro colocado do Estágio, o Aspirante a Oficial Túlio Heuser Nogueira Pereira recebeu a espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes, externou a sua alegria pela conclusão e destacou os ensinamentos adquiridos na caserna. “Será uma satisfação enorme poder servir e contribuir com os demais profissionais do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Desejo que a experiência adquirida tanto em análises clínicas quanto em farmácia hospitalar, que é a minha especialidade, possa ajudar na farmácia e no laboratório aqui disponíveis aos usuários", afirmou.

“Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a Instituição em cada ação realizada”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos. 

Durante a solenidade militar, ocorreu, ainda, a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. Os novos militares atuarão na Odontologia, Farmácia e, também, comporão o corpo docente da Divisão de Ensino da EPCAR.

Lagoa Santa (MG)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica  (CIAAR), situado em Lagoa Santa (MG), realizou, também na sexta-feira (18), a solenidade de conclusão dos Estágios de Adaptação e Serviço e de Adaptação Técnico 2020 - Turma Bagatelle. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Esquadrão de Comando do CIAAR, Coronel Intendente Angelo Nascimento Marroso, oportunidade em que os 15 novos Aspirantes a Oficial da FAB receberam a espada, símbolo do Oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. A partir de agora, os militares irão se apresentar nas diversas Organizações componentes da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), onde atuarão em suas especialidades.

A cerimônia contou com a presença dos Comandantes da GUARNAE-LS e familiares dos formandos. Em suas palavras, o Coronel Marroso parabenizou os formandos. “O juramento proferido é a certificação de que os ensinamentos absorvidos durante o curso de formação representam um grande passo na caminhada que os leva em busca de uma carreira de sucesso. Vistam sempre com orgulho esse azul, honrem a farda, e que sejam sempre exemplos para seus subordinados, de retidão, caráter, profissionalismo, responsabilidade e dedicação", acrescentou o Oficial.

O estágio foi realizado no período de 19 de outubro a 18 de dezembro, período em que os militares estiveram submetidos a uma rotina intensa com instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de terem realizado a atividade de campanha com o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis. Os profissionais nas especialidades de Engenharia Mecânica, Pedagogia, Cardiologia, Farmácia Hospitalar, Odontopediatria, Ortopedia, Periodontia, Prótese Dentária e Veterinária atuarão nas diversas Unidades da GUARNAE-LS.

Brasília (DF)

Na sexta-feira (18), foi realizada a Cerimônia Militar alusiva à conclusão do EAT/EAS dos Aspirantes a Oficial, segunda turma do ano de 2020, de Brasília (DF). A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, acompanhado pelo Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília (SEREP-BR), Coronel de Infantaria Valdivino José do Carmo Júnior. 

Na ocasião, foram entregues aos formandos os certificados de conclusão do estágio. Como destaques das turmas, classificaram-se como primeiros colocados a Aspirante a Oficial Ebele Adaobi Silva (EAS) e a Aspirante a Oficial Andreska Rafaelli Claudino da Silva (EAT).

O Chefe do SEREP-BR disse que a carreira militar é uma jornada que reserva a todos diversos desafios. "Agora, como Aspirantes, trabalharão em situação de liderança. Como Oficiais, serão responsáveis diretos pelo êxito de diversas iniciativas e atividades para constante melhoria da Força Aérea. Não esqueçam de manter viva a chama dos ensinamentos que lhes foram passados", discursou o Oficial. O Major-Brigadeiro Isaias encerrou a cerimônia desejando sucesso e felicidade a todos os formandos.

Campo Grande (MS)

A Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), formou, na sexta-feira (18), 11 Aspirantes a Oficial da Turma Búfalo. Na cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito o destaque da turma: Aspirante a Oficial Matheus Resende. O militar foi reconhecido por, durante todo o curso, apresentar irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

O Estágio de Adaptação Técnico (EAT) tem como objetivo adaptar os estagiários, das diversas especialidades de interesse do Comando da Aeronáutica, às condições peculiares do serviço militar e nas áreas profissionais em que atuarão e, ainda, incorporar no estagiário uma mentalidade que o leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da profissão militar e pautar seus procedimentos de acordo com eles.

Em suas palavras, o Comandante da Ala 5 parabenizou os formandos. “Cumpram com firmeza os deveres desde já assumidos. Permaneçam estritamente alinhados com os princípios morais e os ligítimos conceitos de disciplina consciente, e quando olharem para o passado constatarão a solidez do que foi edificado no decurso da carreira que abraçaram. Acima de tudo, amem a Pátria, pois homens livres depositam sua total confiança nos profissionais das armas”, disse o Brigadeiro Macedo.

Na mesma cerimônia, foram formados 19 Cabos da Turma Coiote e 33 Soldados da Turma Xavante. 

Fotos: Sargentos Valentim e Domingos / EPCAR; Soldados Avalhaes e Marani / Ala 5; Soldado Jean / CIAAR