CARREIRA

Academia da Força Aérea forma 138 novos Aspirantes a Oficial

Cerimônia, realizada em Pirassununga (SP), nesta sexta-feira (04), contou com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro
Publicada em: 05/12/2020 18:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Academia da Força Aérea (AFA) realizou, nessa sexta-feira (4), em Pirassununga (SP), a cerimônia de declaração de 138 novos Aspirantes a Oficial, marcando o encerramento de uma jornada de quatro anos de formação da Turma Chronos. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

Durante a cerimônia, que é a mais relevante no Ninho das Águias – como é popularmente conhecida a AFA, 138 militares receberam suas Espadas, o símbolo do Oficial, sendo 77 Aviadores, 43 Intendentes e 18 de Infantaria, dos quais 122 homens e 16 mulheres. Desse total, um é estrangeiro, oriundo do Senegal.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante da Esquadra Ilques Barbosa Junior; de Deputados Federais; de Ministros do Superior Tribunal Militar; de integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; dentre outras autoridades civis e militares.

“Eu me sinto como há 43 anos, quando eu também recebi a minha espada. É um momento ímpar na nossa vida. É um momento que os marcará para sempre, como marcou a minha vida. Essas nossas Academias Militares são uma prova de que nós podemos atingir qualquer que sejam nossos objetivos. Se hoje estou aqui, vocês podem um dia chegar", declarou o Presidente Jair Bolsonaro, em seu discurso.

O Comandante da Aeronáutica fez um discurso de homenagem aos novos Oficiais formados na Turma Chronos. “Posso perceber, no olhar de cada familiar aqui presente, o mais puro sentimento de felicidade, em ver coroado de êxito por todos os esforços, os momentos de devoção, a descoberta de um novo mundo para seguirem os caminhos da Força Aérea Brasileira. Tenham certeza de que seus exemplos e ensinamentos, advindos do lar, incrustados na personalidade destes jovens, foram decisivos para o brilho desta formatura”, ressaltou o Oficial-General.

Os primeiros colocados dos três Quadros receberam os prêmios Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira. Os formandos receberam, também, as Espadas que simbolizam o oficialato. O Cadete Aviador Samuel de Almeida Andrade, primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, comentou sobre o significado da cerimônia. “Eu não sabia como seria a sensação. E superou as expectativas. É por isso tudo que eu estava esperando. Agora, eu tenho essa missão de defender o Brasil pelas asas da Força Aérea Brasileira. Isso é extremamente importante para mim, pessoalmente, e acredito que para todos nós, Aspirantes”, comentou.

Emocionada, a Cadete Intendente Fernanda Martins Feijó Pinheiro, primeira colocada no Curso de Formação de Oficiais Intendentes, enfatizou que não conquistou essa vitória sozinha. "Sem palavras para descrever esse momento. Muita emoção de poder concluir com êxito esses quatro anos e espero poder dar retorno à Força Aérea Brasileira. Muito esforço e muita dedicação ao longo desses anos. Eu não conseguiria chegar até aqui se eu não tivesse o apoio da minha turma, dos meus pais e dos meus amigos”, lembrou.

Para o Cadete de Infantaria João Pedro Pinheiro, primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, a cerimônia foi a coroação de um sonho, após sete anos de muita dedicação. “Quem vê a gente feliz nesse momento, não consegue enxergar as agruras, as dificuldades do nosso caminho. A gente tropeça muito, a gente passa por muito percalço até chegar a esse momento; mas é disso que é feita a vida: de dificuldades e superações”, pontuou.

Durante a formatura, os militares entregaram o Espadim, simbolizando o fim da condição de Cadete, e receberam a Espada de Oficial, que coroa a vitória dos jovens que se dedicaram a uma exigente rotina. A cerimônia foi encerrada com o tradicional grito de guerra e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. 

Carreira

A partir de agora, os Aspirantes Aviadores seguirão para a Ala 10, em Parnamirim (RN), onde realizarão sua especialização operacional em Caça, Asas Rotativas, Transporte e IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). Os Aspirantes Intendentes e de Infantaria se apresentarão diretamente para o serviço nas diversas Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o País.

Para os jovens oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), o período total de formação chega a sete anos. Durante o curso na AFA, os Cadetes dos Quadros de Aviação, Intendência e Infantaria, além da formação militar e doutrinária, tiveram disciplinas nos campos militar, específico e geral, e agora recebem seus diplomas de graduação de nível superior em Administração com ênfase em Administração Pública, e Ciências Aeronáuticas (para os Aviadores), Ciências da Logística (para os Intendentes) e Ciências Militares (para os de Infantaria).

AFA

A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Aviação, Intendência e Infantaria. O objetivo é desenvolver em cada Cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final do processo, Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.

A formação dos Oficiais tem duração de quatro anos. Na conclusão do curso, tornam-se Bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública e Bacharéis na especialidade escolhida no ingresso: Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar; Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; ou Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

Assista aqui ao vídeo da cerimônia.

Fotos: Soldado T. Amorim/CECOMSAER e Tenente Marcus Lemos/ AFA

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos/CECOMSAER

imagens/original/41282/201204TAM68147_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68162_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68237_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68242_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68257_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68328_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/201204TAM68351_Thallys_Amorim.jpg
imagens/original/41282/ESPADAO03.JPG
imagens/original/41282/foto_lemos02.jpeg