FORMATURA

Força Aérea Brasileira realiza formatura de novos soldados

Organizações Militares em todo Brasil realizaram as cerimônias seguindo os protocolos de segurança em combate à COVID-19
Publicada em: 30/11/2020 18:38
Imprimir
Fonte: Alas 7,2 e 5
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Organizações Militares (OMs) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram, no dia 27 de novembro, a Cerimônia Militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional e a Conclusão do Curso de Formação de Soldados. Os novos soldados foram formados e, a partir de agora, estão à disposição da Força  Aérea para servir ao Brasil. Todas as solenidades seguiram os protocolos de segurança em combate à COVID-19.

Ala 7
A cerimônia militar alusiva à formação dos novos soldados, Turma Hydra, da Ala 7, localizada em Boa Vista (RR), foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho. Na oportunidade foram entregues os prêmios de mérito acadêmico ao primeiro colocado da turma, o Soldado André Lucas Miranda Borges Gomes e ao militar padrão, o Soldado Israel Araújo da Silva.

Durante a formação, os militares se prepararam para exercer diversas funções dentro das Organizações Militares da Aeronáutica com instruções no campo geral e militar a fim de assegurar uma sólida formação moral, desenvolver valores militares, propiciar o desenvolvimento de aptidões físicas e estimular o espírito de corpo dos novos soldados.

“Neste viés, é necessário ressaltar que o militar, desde seu primeiro dia de caserna, conhece o termo 'espírito de corpo', entendendo que o conjunto é a representação do todo, formado por pequenas e importantes peças, que levarão todos a um objetivo comum. Entende-se a importância da palavra camaradagem, amizade nas dificuldades, lealdade ao companheiro ao lado e ao que está comandando”, disse o Comandante da Ala 7.

Ala 2
Na região Centro-Oeste do País, a Ala 2, localizada em Anápolis (GO), os novos Soldados da FAB prestaram juramento à Bandeira Nacional e foram incorporados às fileiras da Força Aérea Brasileira. Durante a solenidade, presidida pelo Prefeito de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Intendente Leonardo Freitas de Souza Lima, foram entregues os prêmios de primeiro colocado da turma ao Soldado Lucas Soares Ribeiro e de militar Padrão ao Soldado Wellington Hernesto Marques.

"Apesar das dificuldades experimentadas por conta da pandemia do COVID-19, os soldados concludentes do CFSD 2ª/2020 apresentaram um bom rendimento no curso. Em particular, desenvolveram qualidades e valores dentro da concepção da Força Aérea Brasileira e estão prontos para enfrentar os desafios da rotina castrense", disse o Tenente Guilherme de Lucena Silva.

Após quatro meses de curso, com 25 disciplinas ministradas, como Educação Cívico Militar, Legislação Militar, Ordem Unida, instruções com armamentos, atividades de campanha, dentre outras, os novos soldados estão preparados para colocarem em prática os ensinamentos e valores adquiridos ao longo do curso.

Ala 5
A Ala 5, por meio do Esquadrão de Segurança e Defesa, realizou, a cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional pelos recrutas da Segunda Turma de 2020, Turma Harpia. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 5, Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, acompanhado do Comandante do Esquadrão de Segurança e Defesa, Major de Infantaria Leonardo Lopes Teixeira.

A turma teve como destaques o Soldado Vinicius de Oliveira Costa, Destaque Intelectual por ter obtido a maior média geral da turma e o Soldado Leonardo Recaldes Nunes Filho, Soldado Padrão eleito pelos instrutores e colegas de turma pela irrepreensível conduta militar, zelo pelo uniforme, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

Em suas palavras aos novos Soldados da Força Aérea, o Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, ressaltou o significado do juramento proferido pelos soldados. ”Esse juramento tem uma particularidade que não tem paralelo em nenhum outro grupo profissional: a defesa daquilo que se jura pode implicar a doação da própria vida. Os senhores agora são o espelho da Força Aérea Brasileira e representam a Instituição mais confiável aos olhos da população, lembrem-se disso na condução de suas vidas doravante”, destacou.

Fotos: Sargento Neves/Ala 7, Cabo Leonardo/Ala 2, Soldado Maranni/Ala 5