TECNOLOGIA

Aplicativo que permite a consulta de informações aeronáuticas é atualizado

O aplicativo acaba de ganhar uma versão atualizada e agora, além das funções anteriores, traz uma nova reformulação das telas do aplicativo dentre outras funcionalidades
Publicada em: 04/11/2020 13:35
Imprimir
Fonte: CISCEA, por Tenente Camille Barros
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo gerenciamento das atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, investe constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias para que este serviço possa ser cada vez mais seguro, assertivo e melhor executado.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concebe, planeja, projeta, executa e fiscaliza a implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura específicos, visando ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no controle integrado do espaço aéreo.

Um dos serviços que faz parte desse processo é o aplicativo FPL BR - EFB (Eletronic Flight Bag), que permite ao piloto consultar informações aeronáuticas de forma digital.

Atualizado no dia 23 de outubro, o aplicativo possui várias funcionalidades como a consulta de cartas aeronáuticas para voos por instrumentos e voos visuais, cartas de rota, Informação de Publicação Aeronáutica (Suplementos AIP, do inglês, Aeronautical Information Publication), sendo possível, também, criar uma lista personalizada com as funções de bloquear, ampliar e diminuir o zoom da tela. Ele também pode ser utilizado em modo off-line, consultando as cartas aeronáuticas em voo.

O aplicativo acaba de ganhar uma versão atualizada e agora, além das funções anteriores, traz uma nova reformulação das telas do aplicativo e funcionalidades que possibilitam a consulta prévia ao voo, informações dinâmicas (NOTAM, do inglês, Notice to Airman), informações temporárias das condições do aeródromo (INFOTEMP), informações básicas de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR -Meteorological Aerodrome Report e TAF - Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol.

O Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece o benefício do uso do aplicativo. "A disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto, presentes no portal AISWEB (do inglês, Aeronautical Information Service), tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada", explica.

Segundo a Engenheira Gisele Lima de Oliveira, "o aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre o portal AISWEB e o aplicativo FPL BR - EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de novas emendas."

O DECEA disponibilizou o portal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) para envio de sugestões para a melhoria e evolução da ferramentas. Essas sugestões serão implementadas nas versões futuras de acordo com o cronograma de desenvolvimento do aplicativo, para facilitar ainda mais a navegação dos pilotos.

Para o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “Trata-se de um aperfeiçoamento de uma ferramenta extremamente útil e de fácil acesso às tripulações, que contribuirá para a segurança dos serviços de navegação aérea providos pelo DECEA, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)."

A nova versão do aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

Fotos: DECEA

Clique aqui e assista ao vídeo sobre o aplicativo.