GRIPEN

Força Aérea Brasileira realiza workshop de apresentação do F-39E Gripen

O evento foi realizado na Ala 1, em Brasília (DF), e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro
Publicada em: 28/10/2020 20:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (27), o Workshop de apresentação da aeronave multimissão F-39E Gripen, promovido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). O encontro teve o propósito de prestar contas às autoridades presentes e à sociedade os resultados obtidos, até então, com o projeto F-X2.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também participaram do evento Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de diversas autoridades, civis e militares.

O Comandante da Aeronáutica deu as boas-vindas às autoridades e destacou a parceria com a empresa Saab para o desenvolvimento do projeto F-39 Gripen. “O F-39 é fruto da perseverança, da parceria transparente e do comprometimento firmado entre a Força Aérea Brasileira e a Saab, instituições que tiveram a ousadia e a competência para transformar um sonho em uma magnífica realidade, sobretudo, nos momentos em que são grandes os desafios”, disse.

Durante o evento, a aeronave F-39 Gripen foi apresentada ao público. Na sequência, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, apresentou informações sobre a execução orçamentária do projeto FX-2, as capacidades do vetor, dentre outros tópicos. "O Gripen foi escolhido para atender à demandas da Aviação de Caça da Força Aérea. Os esforços de todos os envolvidos no projeto são muito importantes para garantir transparência em todos os processos executados", disse.

Já o Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, descreveu a importância do projeto. "O projeto FX-2 é de extrema relevância para o País, uma vez que várias empresas estão envolvidas, entre elas a Embraer, e trará um desenvolvimento tecnológico muito grande para a indústria brasileira", completa.

O Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, comentou sobre a colaboração real entre o Brasil e a Suécia. "A cooperação para a realização desse projeto é importante e vai muito além, pois a parceria inclui as indústrias, que fortalecem ainda mais os laços entre os países”, comentou.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou, ainda, a importância do projeto para o País. “O Gripen realmente traz o futuro para a nação brasileira, propiciando o crescimento e fortalecimento do polo de tecnologia e inovação de São José dos Campos, com a produção de conhecimentos por meio de parcerias com universidades, para a formação de mão de obra qualificada”, concluiu o Oficial-General.

F-39 Gripen
A primeira aeronave chegou ao Brasil em setembro de 2020. Esta unidade está equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios em voo, que teve início em agosto de 2019, na Suécia, e ocorre sob a coordenação da Saab.

A previsão de entrega das primeiras aeronaves operacionais à Força Aérea Brasileira é final de 2021.

Clique aqui e assista como foi o workshop de apresentação.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER e Isac Nóbrega/Presidência
Vídeo: Soldado Chagas/CECOMSAER
Edição: Sargento Santiago/CECOMSAER