INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica recebe Comandante da Força Aérea da Suécia

Encontro em Brasília (DF) também contou com a presença do Presidente e CEO da empresa Saab
Publicada em: 22/10/2020 16:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita do Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Carl-Johan Edström, e do Presidente e CEO da empresa sueca Saab, Micael Johansson. O encontro, realizado em Brasília (DF), teve por objetivo tratar de assuntos relativos à cooperação entre as Forças Aéreas dos dois países.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez disse que o encontro reforça a parceria entre as duas Forças, principalmente em um momento histórico que vive a Instituição brasileira com a chegada da primeira aeronave F-39 Gripen, caça desenvolvido em cooperação entre Brasil e Suécia. “Estamos falando de um vetor mulitmissão que poderá transformar todos os conceitos de doutrina de emprego e que nos torna referência em termos de operacionalidade na América do Sul”, falou o Comandante da Aeronáutica.

O Major-General Carl-Johan Edström comentou sobre a importância da parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). “Na FAB encontramos um excelente ambiente de cooperação. Sabemos que o momento é difícil para o mundo todo, mas temos a certeza que iremos atravessar esse período e sairemos mais fortes para continuarmos nossas parcerias”, finalizou o Comandante da Força Aérea Sueca.

Também participaram da visita o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; o Adido da Suécia no Brasil, Coronel Robert Person; o Chefe da Seção de Relações Internacionais da Força Aérea Sueca, Tenente-Coronel Rickard Nyström, a Ajudante de Ordens do Comandante da Força Aérea Sueca, Capitão Martina Tillgren; o Diretor da Saab Brasil, Bent Janér; o Chefe de Marketing and Sales da Saab, Mikael Franzén; e o Gerente do Projeto Gripen Brazil, Linus Narby. 

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER