ANIVERSÁRIO

Estado-Maior da Aeronáutica celebra 79 anos de criação

Cerimônia realizada em Brasília (DF), nesta quarta-feira (21), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez
Publicada em: 22/10/2020 10:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea

O 79º aniversário de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) foi celebrado em uma cerimônia militar realizada nesta quarta-feira (21) em Brasília (DF). A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi marcada por homenagens ao efetivo da Organização Militar.

Participaram da cerimônia, ainda, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Chefe do Escritório de Governança Executiva do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER; Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; além de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Comandante da Aeronáutica reconheceu o trabalho desempenhado pelo EMAER no planejamento e assessoramento das ações da FAB em toda sua história. "A grande amplitude e a singular diversidade dos assuntos tratados pelo EMAER atestam claramente a relevância de sua presença no dia a dia do Comando da Aeronáutica. Em suas atribuições de planejamento e coordenação, o EMAER conta com um efetivo altamente capacitado e que garante eficiência nos diversos segmentos de sua atuação institucional", declarou.

O Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre o importante momento de comemoração dos 79 anos de existência da Organização Militar. "O EMAER celebra feitos e acontecimentos que moldaram a sua essência e pavimentaram o seu caminho, qual seja, o de assessorar diretamente o Comandante da Aeronáutica, propondo soluções que levem ao emprego eficaz do poder aeroespacial, visando garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro para a execução de suas atribuições de planejamento e coordenação, de mais alto nível, cumprindo, assim, o nosso objetivo finalístico", completou.

Homenagens

Durante o evento, foi realizada a imposição da Medalha Militar a integrantes do EMAER. A honraria, criada pelo Decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

EMAER

O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941, com a finalidade de elaborar o planejamento, de mais alto nível, para o cumprimento da missão da Aeronáutica, assessorar o Comandante da Aeronáutica no exercício das atribuições inerentes ao seu cargo e coordenar as ações que envolvam os órgãos de direção setorial.

Assista ao vídeo sobre a cerimônia.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Victor Chagas / CECOMSAER