GESTÃO

SEFA inaugura Observatório de Administração da Aeronáutica

Instalação permitirá acompanhar, em tempo real, a gestão de custos orçamentários
Publicada em: 09/10/2020 15:05
Imprimir
Fonte: SEFA, por Tenente Aline
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (09), em Brasília (DF), marcou a inauguração do ObservAR, o Observatório da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). O evento contou com a participação do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; do Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento; e demais Oficiais-Generais da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), além de parte do efetivo da SEFA.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre o objetivo da nova instalação, que está localizada na SEFA. “Com o lema em latim ‘Rerum Cognoscere Causas’, que significa ‘conhecendo a causa das coisas’, e tendo como pilares os preceitos: ‘Reequipar’; ‘Missão’; e ‘Apoio’, o Observatório permitirá acompanhar, em tempo real, o resultado da administração da Aeronáutica, que é mensurada por meio de indicadores relacionados à gestão de custos e ao ciclo orçamentário”, afirmou o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.

Para o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, o observatório auxiliará na gestão da Força Aérea Brasileira. “O ObservAR é resultado de um entendimento da importância de existir um instrumento que muito poderá ajudar a melhor 'scannear' nossos custos e continuar dando transparência à gestão. Essa é a contribuição da SEFA para que, daqui pra frente, seja possível cooperar com a qualidade de atendimento e de serviço gastando menos, aproveitando melhor os recursos que já temos. É preciso conhecer as causas das coisas para combater aquilo que não nos deixa prosperar”, explicou o Major-Brigadeiro Luiz Ricardo.

Além de servir de suporte ao processo decisório, o ambiente físico, recém-inaugurado na SEFA, é moderno e de múltiplas finalidades, em que é possível verificar, em um único local, a eficiência da força de trabalho de todo o efetivo da FAB, podendo ser empregado também na realização de videoconferências e no desenvolvimento de grupos de trabalho, favorecendo o estreitamento de laços entre diversas organizações.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER