OPERAÇÃO COVID-19

KC-390 Millennium transporta 10 toneladas de materiais para Manaus e Boa Vista

Aeronave decolou no domingo (16) de Guarulhos (SP) transportando insumos de saúde para combate ao novo Coronavírus
Publicado: 20/08/2020 16:42
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio à Operação COVID-19, realizou no domingo (16), missões de Transporte Aéreo Logístico. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, com 10,8 toneladas de carga, com destino a Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Os itens transportados serão utilizados no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

As missões foram coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. Há, ainda, a participação do Comando de Preparo (COMPREP), que atua no desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A aeronave pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, transportando aventais, máscaras, toucas e álcool em gel, totalizando 5,4 toneladas em carga. Para a Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), o KC-390 transportou mais 5,4 toneladas de carga, com macas, medicamentos e kits de capnografia.

O Comandante da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destacou a grata satisfação em poder ajudar a população neste momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. “Conseguir levar grande quantidade de material, com uma aeronave brasileira, é um momento ímpar e faz parte da história do Brasil e da Força Aérea cumprindo a missão de integrar o território nacional”, disse.

O Mecânico da Aeronave, Sargento Paulo Victor de Castro Ribeiro, também destacou a importância da missão. “Participar de um grupo seleto de mantenedores e tripulantes que auxiliam a população neste momento de combate à COVID-19 transportando materiais, equipamentos e alimentos é gratificante”, finaliza.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Tenente Kramer/BASP; Tenente Heitor/Ala 7; Soldado Siqueira/BASP