OPERAçãO PANTANAL

H-60L Black Hawk apoia missões de Combate a Incêndio

Emprego do meio aéreo ajuda a minimizar danos ambientais e patrimoniais
Publicada em: 14/08/2020 12:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Uma aeronave H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, segue engajada na missão de Transporte Aéreo Logístico na Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa. A ação teve início em 27 de julho, no Mato Grosso (MT) e, desde o dia 5 de agosto, foi estendida para o Mato Grosso do Sul (MS).

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do SESC Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.

O H-60L Black Hawk realizou, entre os dias 9 e 13 de agosto, sete saídas. A aeronave atua no transporte, até os locais das chamas, de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

De acordo com um dos pilotos, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, o fogo tem se alastrado com grande rapidez e proporção. “Estamos realizando a infiltração e exfiltração dos brigadistas, que combatem os focos de incêndios, em áreas de difícil acesso por via terrestre. Esta ação está sendo fundamental para a diminuição dos danos ambientais e patrimoniais da região afetada”, comenta.

Operação Pantanal

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações, helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, dentre outras instituições.

Fotos: Tenente Josué/ 5º/8º GAV

imagens/original/40732/20201308OpPantanalc.jpeg
imagens/original/40732/20201308pantanalb.jpg
imagens/original/40732/20201308pantanalc.jpg