TECNOLOGIA

CCA-SJ instala Dispositivos de Treinamento de Voo baseados em Realidade Virtual na AFA

Equipamento desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo em instruções na Academia da Força Aérea
Publicada em: 10/08/2020 18:59
Imprimir
Fonte: CCA-SJ
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) realizou, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), na segunda-feira (3), a instalação dos primeiros Dispositivos de Treinamento de Voo baseados na tecnologia de Realidade Virtual (RV), intitulados de T3000RV pela AFA. Essa tecnologia, adotada por Forças Aéreas de diversos países, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo.


O treinamento nesse tipo de dispositivo, explica o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, pode proporcionar aos Cadetes Aviadores ambientação às áreas de instrução da AFA, ao voo por referências visuais e aos vários tipos de tráfego normal e de emergência. “Os usuários identificam rapidamente a aplicabilidade de dispositivos de treinamento, com uso de RV, na visualização de referências e atores externos à cabine da aeronave, com a vantagem de custo menor e de ocuparem menos espaço do que simuladores com projeção de imagens”, completa o Oficial. A equipe do CCA-SJ acredita que, por meio do aprimoramento pelo uso e identificação de possibilidades, o sistema poderá evoluir seu emprego para situações como acrobacias, voo em formação e percepção do pouso e decolagem.

Os dispositivos desse tipo são montados com equipamentos de prateleira (COTS, do inglês, Commercial Off-The-Shelf), o que facilita a aquisição de itens comuns aos mercados, além de implicar em custos mais reduzidos em relação aos componentes de hardware próprios da indústria de simulação. Ainda sobre o uso de soluções comerciais, o software utilizado para a simulação da aeronave T-27, com base no Simulador X-Plane 11, foi customizado pelo CCA-SJ para melhoria da representatividade do desempenho em voo e da instrumentação virtual completa da cabine, além da otimização do desempenho geral da simulação. Tanto esse software quanto o cenário de voo nele carregado são compartilhados para os demais dispositivos de treinamento em implantação na AFA.

Desenvolvimento do dispositivo de treinamento

Para a realização do trabalho, o CCA-SJ contou com o empenho da AFA, que disponibilizou seus Instrutores de Voo. Esses profissionais forneceram informações a respeito da aeronave e permitiram que o CCA-SJ gravasse, de voos reais, alguns parâmetros essenciais à simulação em RV, além de proporcionarem constante feedback a respeito do desenvolvimento e evolução dos trabalhos.

A previsão é que, em 2021, ao final do processo de implantação dos dispositivos para o treinamento de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, a AFA terá, em seu projeto de Sistema de Treinamento Sintético, quatro dispositivos de RV que permitirão aos Cadetes Aviadores treinarem, repetidas vezes, o que seja recomendado por seus Instrutores de Voo num ambiente seguro, imerso, característico e tridimensionalmente apurado.

Fotos: Soldado Vaz / AFA