ATUALIZAÇÃO

Livro que trata do Algoritmo de Santos-Dumont está disponível virtualmente

Pesquisas para a obra, de autoria de Coronel da FAB, iniciaram-se em 2007
Publicada em: 30/07/2020 14:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira - (FAB) -  Francisco Laélio de Oliveira Bedê disponibilizou virtualmente o livro de sua autoria: ALGO NOVO NA FÍSICA DE VOO DE TODOS OS TIPOS DE AVIÃO: COEFICIENTE “ANGULAR” DE SUSTENTAÇÃO – CAS, (ISBN 978-85-908576-5-5), e que, segundo o Autor, tal coeficiente CAS – (Coeficiente “Angular’) – não deve ser confundido com o coeficiente CL,  (Lift Coefficient) – o coeficiente de sustentação obtido pela Engenharia Aeronáutica em túneis de vento e/ou através de cálculos computacionais com aproximações empíricas.

A obra trata do que se chama o Algoritmo de Santos-Dumont, desenvolvido por ele, na prática, por volta dos anos 1906 e 1907, portanto, não recebendo o devido tratamento físico-matemático na época, em face da incipiência do Conhecimento.

Segundo o Autor, o livro online apresenta-se agora “sintetizado” e com um diferencial de apresentação: no formato geométrico, com “cartesianos”, para melhor e mais fácil compreensão do leitor. O livro comprova que, estatisticamente, “todos os aviões do mundo, desde os de Santos-Dumont até os mais modernos, só decolam se estiverem dentro do Algoritmo de Santos-Dumont.” Esse algoritmo representa a equação que Dumont desenvolveu de forma intuitiva, utilizando apenas o referencial “peso e potência”, chegando a um resultado prático, estipulando uma fórmula de conhecimento físico-matemático, que vai ao encontro da Engenharia Aeronáutica. “Mais que um trabalho científico, é também um exercício evocativo que eu faço a título de gratidão à Organização FAB para a qual trabalhei a maior parte de minha vida”, relata o Autor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesquisa para o livro iniciou-se em 2007. O trabalho começou como estudo simples baseado na prática e na intuição calculista do Pai-da-Aviação, Alberto Santos-Dumont. Aprofundando-se na sua teorização, o trabalho passou a ter feição mais consistente, tornando-se um ensaio científico. “Face aos recursos de pesquisa da modernidade, a pesquisa deu um novo salto consubstanciando-se formalmente num tratado de caráter estatístico na área da Teoria de Voo, de modo a revelar como a Matemática dos coeficientes 'angulares' de sustentação deve ser aplicada diretamente ao estudo do desempenho de decolagem, inerente a todos os tipos de avião", declara o Autor, no livro.

O Coronel Francisco Bedê é um estudioso da vida de Santos-Dumont e autor do livro "Santos Dumont, o Engenheiro Autodidata". Em novembro de 2014, ele foi o único latino-americano a apresentar trabalho na 13ª. Conferência Internacional de Aviação e Cosmonáutica, realizada em Moscou, na Rússia, com o título oficial de: "Teoria do Coeficiente Angular CA na Decolagem Horizontal de Aviões de Asas Fixas que Utilizam Combustíveis Líquidos". O trabalho foi elogiado pelo Professor PhD do Instituto de Aviação de Moscou Dr. NIKOLAY KONSTANTINOVICH LISEYTSEV, quando fez a seguinte observação: “Não sendo sua proposição científica um estudo de caráter mandante, isto é, que poderia contrariar conceitos tradicionais da Ciência Aeronáutica, soma-se às várias metodologias científicas existentes”. O resumo do seu trabalho foi o capítulo de abertura do Livro de Resumos da Conferência, à página 12. Esse livro tem 710 páginas.

O Coronel Francisco Bedê, (85-9-9985-4571), faz questão de dizer da dificuldade enfrentada para publicar o seu livro: “fui obrigado a aprender o programa Powerpoint File Pptx” para criar as condições de edição e de resoluções gráficas”; e, ao mesmo tempo; diz ainda: “como foi difícil encontrar o professor Edimilson Moreira de Sousa, (85-98544-3335), um mestre web designer conhecedor de um mínimo de teoria de voo e que ao mesmo tempo dominasse a plataforma Adobe Muse, HTML 5, Javascript, CSS, Adobe Premiere e ProShow.”

Por dever de justiça, o Coronel Francisco Bedê agradece publicamente todo o apoio dado desde 2007 pelo sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Sr. Marcos Siciliano Villares Filho, Presidente do Instituto Cultural Santos Dumont.

Clique aqui, acesse o conteúdo do livro e conheça um pouco mais sobre o autor.