PASSAGEM DE CHEFIA

FAB assume Chefia da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa

Cerimônia ocorreu em Washington, nos Estados Unidos
Publicada em: 23/07/2020 16:30
Imprimir
Fonte: CABW
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães assumiu, na segunda-feira (20), a Chefia da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), em substituição ao Contra-Almirante Nelson Nunes da Rosa. A cerimônia militar ocorreu nas dependências da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), nos Estados Unidos, e foi presidida pelo Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), General de Divisão Luciano José Penna.  

Durante a solenidade, ocorreu a inauguração da foto do Contra-Almirante Nelson na Galeria dos antigos Chefes da RBJID. Houve, também, o ato de imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont, concedida ao Oficial-General substituído, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Brigadeiro Guimarães é natural de Niterói (RJ) e exerceu, entre outras funções, o Comando do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo, a Chefia da Secretaria de Assessoramento em Assuntos Militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e a Chefia da Subsecretaria de Contratos e Convênios da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.

RBJID

A Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa tem por missão: prestar assessoria militar à Missão Permanente do Brasil junto à OEA; prestar apoio administrativo aos integrantes da RBJID e aos militares e servidores públicos designados pelo Ministério da Defesa ou pelos Comandos das Forças Armadas para missão na JID; administrar os recursos orçamentários alocados à RBJID; e receber as demandas de pessoal militar e civil, inclusive de alunos do Colégio Interamericano de Defesa (CID), realizadas pela JID para atuação na Secretaria da JID e no CID.